DE BOA NO ENEM 2022

Por Samuel Martins, g1 — Governador Valadares


Crise hídrica pode ser cobrado no Enem — Foto: Samuel Martins/G1

O “De Boa no Enem” traz um tema que preocupa a vida dos brasileiros: Crise Hídrica. O longo período de estiagem tem tomado proporção assustadora e virado um problema crônico. O assunto é atual e pode ser abordado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O “De Boa no Enem” conversou com professor Vlamir Fonseca, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Tecnologia Ambiente e Sociedade, que tirou as principais dúvidas relacionadas ao tema.

Veja abaixo a vídeo aula sobre a crise hídrica:

Videoaula 3 - Crise Hídrica

Videoaula 3 - Crise Hídrica

O que caracteriza uma crise hídrica?

“A crise hídrica é caracterizada pela redução da disponibilidade de água para atividades humanas, como abastecimento, geração de energia e produção alimentícia”, explicou o professor.

Ainda segundo ele, nos últimos anos, observamos uma escassez hídrica ocasionada por secas severas que colapsam reservatórios de abastecimento, “afetando todas as atividades, colocando, inclusive, grande contingente populacional em regime de racionamento de água”.

O que provoca a crise hídrica?

De acordo com o professor, inúmeros fatores contribuem para uma crise hídrica, dentre eles: As mudanças climáticas estão associadas ao aumento de temperatura do planeta, ocasionado pela intensificação do efeito estufa. Consequentemente, há alteração do regime de chuvas, tornando-as irregulares de forma global, criando, assim, períodos concentrados de chuvas torrenciais e, ao mesmo tempo, de secas severas em outros locais.

A degradação ambiental, que reduz a disponibilidade local da água, por meio do desmatamento das áreas no entorno de nascentes e do canal fluvial, este último sofrendo, ainda, com o assoreamento. Além disso, podemos mencionar a contaminação de rios e lagos, gerada pelas atividades industriais; pela alta concentração de poluentes domésticos gerados nas grandes áreas urbanas; e os pesticidas, altamente poluentes, aplicados nas lavouras.

A falta de investimentos, manutenção e planejamento da infraestrutura de abastecimento, que afeta os sistemas de captação, armazenamento e distribuição da água para a população e atividades produtivas.

Qual a relação entre crise hídrica e o abastecimento energético?

“A matriz energética do Brasil é diversificada, entretanto, existe alta concentração de usinas hidrelétricas, que produzem cerca de 75% da energia elétrica do país. A ampliação do regime de escassez hídrica, associada à alta demanda de energia das atividades industriais, comerciais e residenciais, afetam o nível dos reservatórios de água e, em situações extremas, levam o poder público a implementar estratégias de racionamento, visando reduzir as possibilidades de ‘apagões’ no sistema energético nacional,” explica.

Como o tema pode ser abordado na prova do Enem?

A prova do Enem exige do candidato determinado conhecimento sobre atualidades. Por isso, a escassez hídrica pode ser abordada no Enem, associada a conhecimentos gerais, considerando a conjuntura atual do país, marcada pela crise energética e hídrica, a influência das mudanças climáticas nesses eventos e as ações do poder público.

De acordo com o professor, as questões no Enem podem ser apresentadas associadas a gráficos, tabelas e mapas, que descrevem a série histórica dessas “crises”, visando ao questionamento sobre as causas, consequências e evidências desses eventos.

VEJA TAMBÉM:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!