Criolo pede aumento de salário para professores: 'Holerite diz 'desista''

Para Criolo, a mensagem transmitida pelo holerite de um professor no Brasil é clara: "Desista".

No Splash Entrevista desta semana, o apresentador Zeca Camargo relembrou que a última vez em que ele entrevistou o músico, em maio de 2022, Criolo tinha uma visão pouco otimista sobre a educação no país.

Questionado se o seu olhar mudou, o cantor e ex-professor de artes disse que é sempre importante "não virar as costas para a realidade" da desvalorização dos professores, começando pelo salário.

Sempre que me permitido for, eu vou falar: 'olhe com amor e com carinho para os professores e professoras do Brasil'. A gente nem sabe em que condições eles estão chegando na sala de aula. Criolo

Para o filho da professora e filósofa Maria Vilani Cavalcante Gomes, a desvalorização da profissão da qual ele também fez parte por mais de 10 anos é uma realidade estrutural e cria uma atmosfera de "perseguição" que afeta a saúde mental dos professores.

As pessoas que são sérias em educação no Brasil são perseguidas. 'Ah, mas como são perseguidas?' É só você ver o salário de um professor. Todo mês você vê o seu holerite e o teu holerite está falando 'desista', então acho que é importante não fechar os olhos para esse caos que vivemos e esse abismo profundo de descaso com as pessoas que dedicam sua vida ao futuro do Brasil. Criolo.

O músico também chamou a atenção para as desigualdades dentro da sala de aula entre os alunos: "Quem pode estudar no Brasil de verdade? Quem chega bem alimentado numa escola, com a família estruturada, comidinha quente, e entende tudo porque está super bem?"

Com olhar otimista, Criolo citou um de seus trabalhos mais recentes que dialoga com o tema. "Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais", de seu último álbum, "Sobre Viver", de 2022, é um projeto criado por alunos e alunas do Soma+, plataforma educacional para jovens talentos negros, indígenas e moradores de periferias do Brasil em colaboração com as agências, Gana e Mooc, a Oloko Records.

Para o músico, as oficinas de audiovisual oferecidas por essas agências são uma "provocação" ao mercado de trabalho: "Esses jovens não serão apenas absorvidos pelo mercado de trabalho. Eles vão revolucionar o modo de se construir as coisas no Brasil, eu acredito e eu tenho fé que os nossos jovens são portadores de solução".

Continua após a publicidade

Criolo fala sobre música inspirada em game famoso: 'Tudo tem os dois lados'

Mais recentemente, o universo dos games ganhou um presente de Criolo. "Orgulho Loco", o último lançamento do cantor, é uma homenagem ao "League of Legends, mais conhecido como LOL, um dos jogos mais populares do mundo. Lançado há dois meses pela Riot Games, o videoclipe da música já acumula 14 milhões de visualizações no canal do YouTube 'League of Legends Brasil'.

Não foi por acaso que Criolo foi convidado para escrever a letra da música —o cantor é um gamer assumido quando o assunto é LOL. "Eu adoro esse jogo, é incrível", contou durante a entrevista. "E o clipe é para celebrar essa comunidade gigantesca e celebrar o que tem acontecido nessa biosfera única, porque novas amizades acontecem [dentro do jogo]".

O game, considerado o maior do gênero conhecido como Moba (arenas de batalhas multiplayer online), atraiu Criolo pela sua relação com a história, cultura e mitologia. Nele, cada participante define qual personagem vai ser e participa de batalhas de cinco contra cinco. Para Criolo, jogos ambientados em cenários como esse vão além do entretenimento.

"Alguns jogos realmente são muito incríveis e são especiais e vão te levando para para uma compreensão de mitologias, de construção de sociedade, entender o que já se passou", disse ele. "Tem muitos jogos que descrevem o período medieval ou são pautados em determinados lugares do mundo, então você acaba tendo um pouco de conhecimento geral ali".

Se no passado a maioria das pessoas pensava que o universo dos games era formado somente por "jovens mais retraídos", hoje esse estereótipo não faz mais sentido, defendeu Criolo. "Tinha-se um preconceito e essa bolha explodiu, porque todo mundo hoje, de algum jeito, está interagindo na rede e os jogos criam também esses processos de comunicação".

Continua após a publicidade

Mas nem tudo sobre o universo virtual "são flores", nas palavras do músico. Criolo destacou que é preciso tomar cuidado para não deixar a vida real de lado e se deixar ser engolido pelas telas.

Tudo tem os dois lados. Acho que é bom celebrar esses jogos que criam uma boa biosfera, que te ajudam nesse cognitivo, mas entender que cada jogo é uma faixa etária, entender os objetivos desses jogos, o que ele leva para você ou não, porque nem tudo são flores. E entender também que existe a rua, que é importante conversar com as pessoas, ventilar. Criolo.

No que diz respeito ao seu futuro na música, Criolo disse que espera fazer outro disco de samba, mas também tem planos de mergulhar em um ritmo diferente. "Penso em algum momento em fazer disco de música sertaneja, música do campo. Gosto de tudo, música é tudo pra mim".

Deixe seu comentário

Só para assinantes