28/03/2017 13h43 - Atualizado em 28/03/2017 13h49

Criminosos fazem arrastão em escola durante provas de 300 alunos, em GO

Professora diz que grupo pulou muro da unidade, em Aparecida de Goiânia.
Assaltantes levaram sacos cheios de celulares e objetos das vítimas.

Do G1 GO

Criminosos fizeram um arrastão dentro de uma escola estadual enquanto cerca de 300 alunos faziam provas, na segunda-feira (27), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. De acordo com a direção da unidade, o grupo levou sacos cheios de celulares, joias, e até roupas e calçados dos alunos e professores. A Polícia Militar foi até o local e registrou ocorrência.

O assalto aconteceu por volta das 21h de segunda-feira Colégio Estadual José Alves de Assis, no Setor dos Afonsos. Segundo a diretora da instituição, a professora Neila Helena Gomes dos Santos, os criminosos pularam o muro que fica nos fundos da escola. Ela contou que eles entraram pelo corredor que dá acesso às salas de aula e começaram abordando os professores e, em seguida, os alunos.

A diretora conta que o grupo estava armado e agia com violência. Depois do assalto, as provas foram suspensas e os alunos dispensados.  "É um fato novo. Algo inédito, que a gente nunca viu acontecer. Realmente uma audácia. Nós percebemos que não tínhamos condições de conduzir as avaliações. Nós recolhemos  as provas para aplicar posteriormente e dispensamos os alunos, porque fica um clima incompatível com a aula”, disse.

Segundo a professora, os alunos estavam realizando as avaliações bimestrais quando foram abordados. Ela conta que, após roubar os professores, os criminosos passaram, de mesa em mesa, abordando os estudantes e roubando pertences. 

De acordo com a direção da escola, um segurança fazia a vigilância da unidade no momento do arrastão. Conforme a professora, a unidade é equipada com câmeras de segurança, mas há menos de uma semana todos os cabos dos equipamentos virados para as salas de aula foram cortados por vândalos.

Em nota, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informou que “a direção da escola tomou todas as providências cabíveis ao caso, contatando a polícia logo em seguida”.

O órgão disse ainda que “já solicitou à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) o reforço do policiamento na região”. Conforme nota da Seduce, a ação dos criminosos “não se trata de um fato isolado, mas um reflexo da violência que ocorre fora dos muros da escola não apenas em Goiás”.

Arrastão assusta cerca de 300 alunos que faziam provas em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Arrastão assusta cerca de 300 alunos que faziam provas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)