Por g1 Sorocaba e Jundiaí


Crianças que se cortaram com lâmina de apontador em escola relataram solidão e tristeza

Crianças que se cortaram com lâmina de apontador em escola relataram solidão e tristeza

Os alunos que se cortaram usando uma lâmina de apontador na sala de aula e no banheiro de uma escola estadual de Jarinu (SP), em decorrência de uma crise de ansiedade coletiva, relataram solidão e tristeza aos pais. O caso foi mostrado pelo Fantástico neste domingo (17). Assista mais abaixo.

A Secretaria Estadual de Educação informou que, inicialmente, duas alunas se automutilaram. Em seguida, outros sete, com idades entre 11 e 12 anos, também se cortaram. Eles são alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental.

Uma das meninas relatou na presença da mãe, em entrevista ao Fantástico, que os cortes foram uma forma de lidar com a tristeza que ela sentia por ficar sozinha.

“Eu achava que me machucar - de qualquer maneira - podia aliviar aquela dor que eu senti”, disse.

LEIA TAMBÉM

Incidentes em escolas acendem um alerta sobre a saúde mental dos estudantes brasileiros

Incidentes em escolas acendem um alerta sobre a saúde mental dos estudantes brasileiros

Acompanhamento

Uma outra aluna disse que ela e os colegas que se cortaram tinham problemas na família e tristeza.

A escola notificou a Secretaria Estadual no dia 30 de março, assim que soube do caso. O órgão informou que fará acompanhamento psicológico.

Crianças que se cortaram com lâmina de apontador em escola de Jarinu (SP) relataram solidão e tristeza — Foto: Fantástico/Reprodução

Em nota, o Conselho Tutelar de Jarinu disse que foi avisado e está tomando todas as medidas cabíveis e acompanhando os alunos envolvidos.

Crise de ansiedade coletiva no Recife

No Recife, quase 30 estudantes foram socorridos depois de uma crise de ansiedade coletiva. O caso aconteceu no dia 8 de abril quando alunos de uma escola estadual passaram mal e alguns desmaiaram. Eles foram atendidos por equipes do Samu.

Diante da quantidade de adolescentes, o Samu ativou o protocolo de atendimento de múltiplas vítimas. Os estudantes tiveram que ser atendidos no local mesmo, mas ninguém precisou ir pra um hospital.

Os casos criaram um alerta sobre a saúde mental de crianças e adolescentes após a pandemia de Covid-19.

Um mapeamento feito pelo Governo de Pernambuco mostra que, em 2021, 69% dos estudantes da rede estadual que responderam o questionário relataram sintomas de depressão e ansiedade. A taxa representa mais de 440 mil alunos.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!