Por Zarinha Centro de Cultura


Com material pedagógico que mobiliza a atenção e o interesse da criança, o Clubinho motiva todos para a leitura — Foto: Divulgação/Zarinha

O ensino da Língua Portuguesa é obrigatório em todas as escolas, sejam elas de natureza pública ou privada. Entretanto, as crianças que são estimuladas a estudar com mais afinco sobre Gramática e Literatura têm mais chances de sucesso na escola, pois a língua materna contribui para o bom desempenho em todas as disciplinas.

Com o aprimoramento do conhecimento gramatical e o despertar para o gosto da leitura, a criança saberá ler, escrever e interpretar melhor, habilidades indispensáveis para os resultados satisfatórios na vida escolar, pessoal e, futuramente, profissional do aluno.

Por isso, atividades extra-acadêmicas de Português fazem a diferença no potencial da criança. Em João Pessoa, o Zarinha Centro de Cultura oferece um curso específico de Português com aulas semanais para crianças na faixa etária de 6 a 11 anos e um Clubinho da Leitura para os pequenos entre 4 e 7 anos.

“Tenho dois filhos, em idades diferentes, que estudam Português em Zarinha. O mais novo, Fábio Neto, participa do Clubinho da Leitura aos sábados. Pedro Antônio, o mais velho, cursa o Português para Crianças. É muito prazeroso para os pais ver os filhos se desenvolverem tendo o domínio da língua. E o melhor, já tendo contato com o melhor do que foi produzido na Literatura. Pedro já fala sobre alguns livros clássicos que ele leu, se divertindo, graças ao método utilizado nas aulas em Zarinha”, ressalta Fábio Bauermann, empresário e “pai coruja”.

Como disse o escritor Ziraldo, “o importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”. É com essa premissa que trabalha o Clubinho da Leitura. Nele, as crianças de 4 a 7 anos despertam para o mundo mágico dos livros através de leituras orientadas por professores especializados em educação infantil. O objetivo é potencializar a interpretação de texto e fazer inter-relação entre conteúdos.

Além de estudar a Língua Portuguesa e explorar o seu rico vocabulário, os cursos do Zarinha Centro de Cultura também contribuem para o desenvolvimento da criatividade, capacidade crítica e o repertório artístico e cultural das crianças.

Desde cedo, os alunos são expostos a obras de grandes autores da literatura brasileira e mundial, entre outras expressões da arte. O próprio espaço físico do centro assume a proposta de “ir muito além das cadeiras” e sustenta paredes cheias de quadros, fotografias e reproduções de obras.

Zarinha oferece cursos para todas as idades

Familiarizar-se com sons e palavras de nossa língua ajuda a ampliar o vocabulário — Foto: Divulgação/Zarinha

O Zarinha Centro de Cultura é um espaço extra-acadêmico que possui 47 anos de tradição na capital paraibana. Mais de nove mil alunos já passaram pelo centro, que oferece cursos, palestras, debates, oficinas e outras formas de interação direcionadas para várias idades.

Além dos cursos presenciais e a distância para crianças, adolescentes e jovens, a instituição também oferece cursos livres para adultos, nos quais é possível estudar Gramática, Literatura Brasileira, Mitologia e História da Arte.

O Curso de História da Arte é um dos mais disputados. A partir da longa experiência pedagógica de Zarinha e de seu profundo conhecimento sobre os estilos e as escolas de arte, qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, está apta a fazer uma viagem ao mundo dos museus e dos contextos históricos em que foram produzidas as principais obras dos grandes mestres.

Mais informações

Familiarizar-se com sons e palavras de nossa língua ajuda a ampliar o vocabulário — Foto: Divulgação/Zarinha

O Zarinha Centro de Cultura fica localizado no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Para mais informações sobre os cursos oferecidos, é possível entrar em contato com o Zarinha Centro de Cultura pelo telefone (83) 4009-1111, de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13 h às 22h; aos sábados, o horário de atendimento é das 8h às 12h. O centro também possui o site oficial, acesse clicando aqui.

Zarinha Centro de Cultura
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1