Por Josiane Sousa, TV Clube, e Laura Moura, G1 PI


Aula é ministrada para crianças em restaurante de Teresina — Foto: Josiane /TV Clube

Uma aula foi ministrada, na manhã desta terça-feira (15), para crianças entre 3 e 6 anos de idade em um restaurante na Zona Leste de Teresina. A atividade foi organizada por mães que compõem o movimento ‘Volta às Aulas’, grupo que é a favor da reabertura das escolas, que estão fechadas desde março devido à pandemia da Covid-19.

Cerca de 15 crianças participaram da aula, que ocorreu entre 11h30 e 12h, com assuntos voltados para a educação infantil, e serviu como uma forma de protesto contra o fechamento dos estabelecimentos escolares, uma determinação do governo do estado para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Escolas de Teresina estão fechadas desde março por causa da pandemia — Foto: Josiane /TV Clube

A servidora pública Ilara Madeira, uma das integrantes do movimento, argumentou que as escolas devem reabrir pelo fato de todos os serviços, inclusive não essenciais, terem voltado.

“É uma simulação de aula, uma manifestação para mostrar que tudo está liberado, como bares, restaurantes e cinemas. As crianças podem ir para todos esses locais, só não podem ir para as escolas”, afirmou.

O grupo ainda defende que as escolas têm condições de seguir os protocolos de segurança, como as crianças também ficarão atentas às regras para evitar o contágio do novo coronavírus.

Retorno às aulas

Em outubro, as escolas particulares e da rede estadual do Piauí retornaram as aulas presenciais para os alunos do 3° ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, aulas práticas e estágios educacionais para alunos a partir do 8º período de seus respectivos cursos.

Em entrevista à TV Clube, o governador Wellington Dia (PT) afirmou que defende que sejam incluídos, ainda na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, os profissionais da educação.

“Pedimos ao ministro, para além desses setores, incluir a área da educação. A importância da volta das universidades, das escolas. A gente vai trabalhar para que, até fevereiro, vacinar esse público para março começar as aulas já com todo mundo vacinado, inclusive os alunos”, disse.

Veja as notícias mais assistidas do G1 Piauí

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1