'Criança está na escola para estudar', diz Paes após apresentação polêmica para estudantes da rede municipal

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, crianças aparecem assistindo um grupo de dança que utiliza música com conotações sexuais

Por — Rio de Janeiro


Prefeito do Rio se manifestou nas redes sociais Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, usou as redes sociais, na noite desta segunda-feira, para se manifestar contra uma apresentação de um grupo de dança que viralizou e gerou críticas nas redes sociais. No vídeo, as crianças de uma escola municipal aparecem assistindo a uma performance com música que possui conotações sexuais.

— Gente, eu recebi esse vídeo absurdo aqui e eu queria entender o que que se passa na cabeça de alguém que acredita que isso aqui é algo que possa ser apresentado para crianças. Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que vê essa gravação: com muita indignação e com repúdio. Criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver as habilidades. Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, principalmente por esses grupos independentes, para que isso não volte a acontecer. Eu não admito que a gente desperdice tempo e exponha as crianças a esse tipo de conteúdo. Não é possível que alguém considere adequado ao ambiente escolar — diz Paes.

Em seguida, o prefeito destaca que o grupo está proibido de se apresentar em qualquer escola do Rio. Paes também alega que os integrantes informaram à direção do colégio que se travava de um conteúdo de classificação livre.

— Esse grupo, obviamente, está proibido de se apresentar em qualquer escola. Se houver qualquer recurso público envolvido, ele terá que ser devolvido, porque a prefeitura só autoriza atividades de classificação livre nas escolas. Aliás, pelo que eu soube, mais uma má fé desse grupo que se apresentou à direção da escola como se esse absurdo fosse de classificação livre. A Prefeitura do Rio tem um projeto claro para educação que é contratar professores, construir escolas, ampliar vagas em creches, ensino em tempo integral, investir em tecnologia e fazer do Rio referência no ensino de matemática. É isso que a gente tem feito e que nós vamos continuar fazendo pelas nossas crianças, pelos pais e pelos responsáveis — destaca Paes.

Nas imagens, crianças e adolescentes estão reunidos no pátio do colégio enquanto uma mulher surge com uma máscara de cavalo cobrindo o rosto e "galopando" em um homem negro. Depois, ela começa a dançar na frente dos alunos. Por fim, a apresentação conta com outros três homens fazendo "passinhos" de funk e usando roupas típicas de bailarina.

Mais recente Próxima Danni Suzuki informa seguidores sobre estado de saúde do maquiador Rico Tavares: 'Bem grave'