Por g1 AM


Estudantes do AM criaram vídeos e podcast bilíngue valorizando a cultura amazônica. — Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Alunos da rede estadual, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dorval Porto, no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, criaram um podcast e vídeos abordando a cultura amazonense. O projeto, que serviu como atividade avaliativa, foi gravado em português e traduzido para a língua inglesa, e também produzido e gravado em inglês, pelos alunos.

Temas como pontos turísticos, comidas típicas e gírias regionais foram os pontos principais destacados pelos mais de 35 alunos de duas turmas da 2ª série.

A atividade está vinculada à Unidade Curricular Comum (UCC): Interculturalidade e Diversidade Amazônica, que passou a compor o currículo do Novo Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto para o ano letivo de 2023.

Professora de Língua Inglesa na instituição e orientadora da atividade, a docente Milla Menezes, contou que a ideia do trabalho surgiu a partir da cartilha da UCC, e os próprios alunos sugeriram que fossem feitos podcasts e vídeos.

“Esses são elementos que fazem parte da rotina deles e que eles gostam muito de consumir. Então, unimos o conteúdo escolar com a tecnologia, elemento que faz parte da realidade dos estudantes”, comentou a professora.

Em um dos trabalhos realizados, a história do Teatro Amazonas foi contada em inglês pelo aluno Rennan Costa, de 16 anos. Ele contextualizou a construção, desde o início do Ciclo da Borracha, até a finalização da obra de um dos principais cartões postais do Estado.

“Eu percebo que o público jovem, às vezes, não demonstra tanto interesse em aprender sobre a história, conceitos e valores de um local e, por isso, ela [a história] fica meio apagada. Então, considero positivo o objetivo de nos colocar em contato com essas histórias”, afirmou o jovem.

Novo Ensino Médio

O processo de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) segue em curso em todas as escolas públicas e privadas do país.

Em 2023, o NEM está sendo implementado para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, da rede estadual do Amazonas. De acordo com a gestora da Escola Estadual Dorval Porto, Elizandra Estelita, a adaptação tem ocorrido de maneira tranquila.

“Temos o cuidado de sempre orientar os alunos sobre essa nova realidade. No meu ponto de vista, as mudanças vêm para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Percebo os alunos mais participativos, se tornando protagonistas na vida escolar”, afirmou a gestora.

O resultado das atividades produzidas pelos estudantes pode ser conferido nas redes sociais da instituição de ensino, pelo link bit.ly/podcastdorvalporto.

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!