Continua após publicidade

Cresce o número de adolescentes que não estudam e nem trabalham

Crise econômica que o país enfrenta é uma das causas dessa situação que fez a chamada geração "nem-nem" aumentar na cidade

Por Adriana Farias
20 set 2018, 17h26

O número de adolescentes de 15 a 17 anos que não estudam e nem trabalham cresceu 26% na cidade de São Paulo entre 2016 e 2017, segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE. Essa geração é a chamada de “nem-nem”.

Em 2017, o instituto registrou 39 000 adolescentes que não estavam inseridos no mercado de trabalho e também não haviam se matriculado em nenhuma escola, faculdade, curso técnico de nível médio ou de qualificação profissional. Em 2016, o dado era menor de 31 000.

A situação é explicada, em parte, devido à crise que o país vem enfrentando nos últimos anos. O desemprego não só atinge os mais jovens, como também os trabalhadores mais velhos que gerem os lares onde esses adolescentes moram. Dessa forma, as oportunidades de estudo diminuem mais ainda.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.