Rio Vacina

Covid-19: Escolas municipais serão ponto de vacinação para crianças a partir da próxima semana

Prefeito Eduardo Paes afirma que a comprovação da imunização contra a doença não será exigência para matrícula na rede
Vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa na próxima semana, dia 17 Foto: Márcia Foletto / Arquivo / Agência O Globo
Vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa na próxima semana, dia 17 Foto: Márcia Foletto / Arquivo / Agência O Globo

RIO — Algumas escolas municipais serão ponto de vacinação para a imunização das crianças de 5 a 11 anos a partir da próxima semana. A informação é da Secretaria municipal de Educação (SME) do Rio. Alunos da rede estadual também poderão ser vacinados nas escolas administradas pela prefeitura.

Dois equipamentos culturais também estão confirmados para funcionar como ponto de vacinação, na Zona Norte do Rio, e terão programação artística e recreativa gratuita. A iniciativa é parte da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Cultura, que lançam uma campanha para tirar a dúvida da garotada sobre a imunização contra a Covid-19 nas redes sociais.

— Nenhuma criança será prejudicada. A vacina ainda está chegando e temos uma defesa contundente das pessoas e das crianças. Temos no processo de matrícula e sempre houve a checagem da caderneta de vacina. Mas não estamos cobrando a vacina da covid para a criança ser matriculada. Vamos avançar com a vacinação e queremos crianças na escola. Esperamos que os pais se sensibilizem e vacinem seus filhos . Vamos colocar escolas como pontos de vacinação, inclusive para alunos da rede estadual. Somos um país que tem a cultura de se vacinar. Só não podemos colocar a educação em risco — conta o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Covid-19: Paes diz que não vai exigir certificado de vacinação de crianças para matrícula nas escolas municipais

Paes destacou que analisa constantemente o cenário epidemiológico e que existe um plano de contingência para professores e alunos que por ventura vierem a ser contaminados pela Covid-19.

— Estamos avaliando a situação epidemiológica semanalmente. Estamos com o plano de contingência. Se uma pessoa testar positivo, ela será afastada e seu entorno será afastado. A pessoa ficará em casa por sete dias e as aulas serão remotas. O ensino remoto continua de forma complementar — disse.

Covid-19: Pela primeira vez desde agosto de 2020, metade dos testes realizados na cidade do Rio tem resultado positivo

Indagado sobre protocolos mais rígidos para a volta às aulas, no próximo dia 7 de fevereiro, Paes destacou que “as crianças não são um grupo mais vulnerável” e que as pastas de Saúde e de Educação têm atuado juntas. O prefeito vê o momento atual como uma nova fase da pandemia que permite a adoção de medidas diferentes das tomadas em períodos mais críticos.

— Eu não diria que as crianças são mais vulneráveis. Tenho uma máxima: as escolas serão as primeiras a abrirem e as últimas a fecharem. As secretarias de Saúde e de Educação estão trabalhando em conjunto. No Rio vamos manter as aulas absolutas. Depois de tanto tempo fechadas, vivemos uma nova fase da pandemia e não podemos tratar como no início. Por isso nós vacinamos. Não podemos criar um ambiente de pânico. Vamos fazer reforço escolar. A prioridade são as aulas — destacou o prefeito, que completou:

— O passaporte da vacina será cobrado para quem é maior de idade. Apelamos, insistimos, para os pais vacinarem seus filhos. Não vamos cobrar nada dos menores de 18 anos .

Entenda: Escolas particulares podem exigir que crianças estejam vacinadas contra a Covid-19?

Sobre a exigência de máscaras em locais abertos, Paes disse que “não terá cobrança”.

— O Comitê Científico fala do uso inteligente das máscaras. Não vamos cobrar a exigência da máscara. Acho que precisamos mais de consciência do que ordem de governo — disse.

Imunização com diversão

A campanha de vacinação para crianças de 5 a 11 anos vai ganhar um reforço na próxima segunda e promete ser divertida. Dois aparelhos culturais da prefeitura vão entrar em cena para a imunização contra a Covid-19 e passam a funcionar também como posto para a aplicação das doses. Até o momento estão confirmadas a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, e a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, ambas na Zona Norte do Rio. Nesses espaços a diversão também ganha reforço, com programação artística e recreativa gratuita.

Vacina contra a Covid-19: Veja onde se imunizar na cidade do Rio, que reabriu e inaugurou postos

E se ainda há dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, vai responder à garotada. Numa parceria entre as pastas de Saúde e de Cultura, uma campanha inédita para estimular a imunização das crianças foi lançada nas redes sociais, através do perfil @cultura_rio. Em vídeo, Soranz vai responder às perguntas.

Nesta quarta-feira (12) foi a primeira publicação, que contou com as Pretinhas Leitoras, Helena e Eduarda. No vídeo, elas perguntam sobre quais documentos devem ser apresentados pelos pais, sobre o uso de máscara após a vacinação, imunização para quem tem sintomas gripais e até mesmo a fake news sobre virar jacaré — que acabou se tornando meme.

Veja o calendário:

11 anos

  • 17 de janeiro: meninas de 11 anos
  • 18 de janeiro: meninos de 11 anos
  • 19 de janeiro: repescagem de 11 anos

10 anos

  • 20 de janeiro: meninas de 10 anos
  • 21 de janeiro: meninos de 10 anos
  • 22 de janeiro: repescagem de 10 anos

9 anos

  • 24 de janeiro: meninas de 9 anos
  • 25 de janeiro: meninos de 9 anos
  • 26 de janeiro: repescagem de 9 anos

8 anos

  • 27 de janeiro: meninas de 8 anos
  • 28 de janeiro: meninos de 8 anos
  • 29 de janeiro: repescagem de 8 anos

7 anos

  • 31 de janeiro: meninas de 7 anos
  • 1º de fevereiro: meninos de 7 anos
  • 2 de fevereiro:  repescagem de 7 anos

6 anos

  • 3 de fevereiro:  meninas de 6 anos
  • 4 de fevereiro:  meninos de 6 anos
  • 5 de fevereiro:  repescagem de 6 anos

5 anos

  • 7 de fevereiro:  meninas de 5 anos
  • 8 de fevereiro:  meninos de 5 anos
  • 9 de fevereiro:  repescagem de 5 anos