Objetivo de Sorocaba elenca regras de convivência na escola — Foto: Divulgação
Conviver é um exercício diário de cidadania. Viver em sociedade é, acima de tudo, uma necessidade humana. Torna-se simples quando se depende uns dos outros para viver melhor. Esse exercício social se inclina, principalmente, ao respeito, às diferenças e ao ato de obedecer às regras de conduta moral e ética. Para as crianças, em especial, as normas de relacionamento com o meio são mais bem exercidas na escola, onde o ato de dividir o mesmo espaço é mais intenso.
A formação da criança enquanto cidadã é um processo que dura até por volta dos 6 anos. Esse período é a base para todas as aprendizagens humanas. Reservar um espaço na educação para transmitir valores como solidariedade e tolerância é indispensável. Em casa, a criança aprende por observação e isso ganha outras proporções na escola. Se ela não vivenciou esses princípios com a família - fundamental dentro desse processo -, terá dificuldade em assimilar as mesmas questões em outro ambiente.
“Trabalhar de uma maneira interativa encoraja a aprendizagem de todos e incentiva a percepção de que a criança está inserida numa comunidade e que deve estar sempre atenta para fazer sua parte”, aponta Maria Irene Maluf, psicopedagoga especializada em neuroaprendizagem.
Regras de convivência na Escola
A escola é o espaço onde o ápice da interação social da criança acontece. Fora do ambiente familiar, ela tem contato com outras pessoas e suas histórias. As diferenças estão ali, lado a lado com seu grau de entendimento sobre o mundo. Então, como ensiná-las a manter o mínimo de ordem para o bem das próprias relações?
Algumas regras básicas auxiliam na compreensão genérica da criança acerca do ambiente escolar, tais como:
- Chegar à escola no horário
- Ser comportado
- Prestar atenção às explicações do professor
- Obedecer aos professores
- Não jogar lixo no chão
- Ter postura correta ao sentar
- Não conversar sem necessidade
- Fazer a tarefa de casa
- Caprichar nas atividades de sala
- Respeitar os colegas
Essas regras, geralmente fixadas em murais ou portas de sala, vão criando na criança os nortes fundamentais para entender que deve existir uma organização para o bem comum. Aos poucos, as normas passam a se tornar atitudes naturais.
No intuito de debater sobre o assunto, o Objetivo Sorocaba convida os professores do Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (P.D.P.S) João Afrânio (Fundamental 1) e Bruno Marte (Fundamental II) para falar dos conceitos básicos do programa e promover uma vivência de aula com trocas de ideias sobre valores e princípios éticos na escola.
O evento é gratuito e acontece no dia 20 de março, a partir das 19h, na unidade Portal (Rua Romeu do Nascimento, 777, Campolim, Sorocaba). As inscrições podem ser feitas no site.