Por Objetivo Sorocaba


Objetivo de Sorocaba elenca regras de convivência na escola — Foto: Divulgação

Conviver é um exercício diário de cidadania. Viver em sociedade é, acima de tudo, uma necessidade humana. Torna-se simples quando se depende uns dos outros para viver melhor. Esse exercício social se inclina, principalmente, ao respeito, às diferenças e ao ato de obedecer às regras de conduta moral e ética. Para as crianças, em especial, as normas de relacionamento com o meio são mais bem exercidas na escola, onde o ato de dividir o mesmo espaço é mais intenso.

A formação da criança enquanto cidadã é um processo que dura até por volta dos 6 anos. Esse período é a base para todas as aprendizagens humanas. Reservar um espaço na educação para transmitir valores como solidariedade e tolerância é indispensável. Em casa, a criança aprende por observação e isso ganha outras proporções na escola. Se ela não vivenciou esses princípios com a família - fundamental dentro desse processo -, terá dificuldade em assimilar as mesmas questões em outro ambiente.

“Trabalhar de uma maneira interativa encoraja a aprendizagem de todos e incentiva a percepção de que a criança está inserida numa comunidade e que deve estar sempre atenta para fazer sua parte”, aponta Maria Irene Maluf, psicopedagoga especializada em neuroaprendizagem.

Regras de convivência na Escola

A escola é o espaço onde o ápice da interação social da criança acontece. Fora do ambiente familiar, ela tem contato com outras pessoas e suas histórias. As diferenças estão ali, lado a lado com seu grau de entendimento sobre o mundo. Então, como ensiná-las a manter o mínimo de ordem para o bem das próprias relações?

Algumas regras básicas auxiliam na compreensão genérica da criança acerca do ambiente escolar, tais como:

  • Chegar à escola no horário
  • Ser comportado
  • Prestar atenção às explicações do professor
  • Obedecer aos professores
  • Não jogar lixo no chão
  • Ter postura correta ao sentar
  • Não conversar sem necessidade
  • Fazer a tarefa de casa
  • Caprichar nas atividades de sala
  • Respeitar os colegas

Essas regras, geralmente fixadas em murais ou portas de sala, vão criando na criança os nortes fundamentais para entender que deve existir uma organização para o bem comum. Aos poucos, as normas passam a se tornar atitudes naturais.

No intuito de debater sobre o assunto, o Objetivo Sorocaba convida os professores do Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (P.D.P.S) João Afrânio (Fundamental 1) e Bruno Marte (Fundamental II) para falar dos conceitos básicos do programa e promover uma vivência de aula com trocas de ideias sobre valores e princípios éticos na escola.

O evento é gratuito e acontece no dia 20 de março, a partir das 19h, na unidade Portal (Rua Romeu do Nascimento, 777, Campolim, Sorocaba). As inscrições podem ser feitas no site.

Objetivo Sorocaba
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você