Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


'Conversa com o presidente': Lula erra sobre Enem e obras paradas

14.jun.2023 - Lula errou sobre recorde de inscrições no Enem e exagerou número total de obras paralisadas no último ano do governo anterior - Arte/UOL sobre Reprodução Youtube
14.jun.2023 - Lula errou sobre recorde de inscrições no Enem e exagerou número total de obras paralisadas no último ano do governo anterior Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Youtube

Do UOL, em São Paulo

14/06/2023 17h57

Na estreia da "conversa com o presidente", entrevistas semanais que Lula pretende fazer em seu canal no Youtube, o presidente errou sobre o recorde de inscritos no Enem e o número total de obras paradas no governo anterior. O presidente também citou números próximos aos exatos sobre obras paradas na educação e inadimplência. Confira a checagem:

Nós chegamos a ter 16 milhões de pessoas inscritas (no Enem)".

Falso. O número citado pelo presidente é o dobro do recorde de inscrições registrado no Enem. O maior número de inscritos é de 2014, durante o governo Dilma Rousseff, com 8,7 milhões de estudantes (veja aqui, aqui, aqui).

Nós encontramos 14 mil obras paradas".

Exagerado. O dado citado pelo presidente é referente a um relatório divulgado pelo TCU em 2019, que apontou que havia mais de 14 mil obras paralisadas no país (veja aqui). Dados mais recentes, de 2022, no entanto, indicavam que o número de obras paralisadas era de 8.674 (veja aqui).

Só na área de educação são 4 mil obras paradas".

Impreciso. O número dito pelo presidente é arredondado. Segundo dados de 2022 do TCU, obras paralisadas nos segmentos de educação básica, superior, profissional e tecnológica, além de hospitais e institutos militares somavam 3.993 (confira aqui).

Educação básica: 3.625
Educação Superior: 264
Educação profissional e tecnológica: 79
Educação (Hospitais e Institutos Militares): 25

Estamos preocupados em encontrar uma saída para 72 milhões de brasileiros e brasileiras que devem".

Impreciso. O número citado pelo presidente é arredondado. Segundo levantamento mais recente da Serasa, de abril de 2023, o Brasil tem 71,44 milhões de pessoas inadimplentes (veja aqui).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.