IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conter o aumento das desigualdades é um desafio global após a pandemia

05/07/2020 12h26

Paris, 5 Jul 2020 (AFP) - A crise causada pela pandemia de COVID-19 evidencia as desigualdades já existentes no mundo e nos países desenvolvidos, e reduzi-las será um dos grandes desafios do futuro, alertam economistas, líderes políticos e empresários.

"As epidemias tendem a fazer a derrubar ainda mais o que já está em declínio. Elas são de alguma forma um acelerador e revelador de fraquezas", disse o economista Pierre Dockes, professor emérito da Universidade de Lyon 2, durante as reuniões econômicas da Aix-en-Seine em Paris, realizada neste fim de semana.

Desde o início da pandemia, médicos e epidemiologistas descobriram que o coronavírus afeta mais gravemente pessoas com doenças crônicas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares), proporcionalmente mais presentes na população pobre.

E, acima de tudo, as pessoas com empregos de pouca qualificação tiveram que continuar trabalhando para manter os setores de alimentos, o comércio eletrônico ou serviços de saúde.

"Todas essas pessoas que continuaram trabalhando apesar dos riscos ... são pessoas de classe baixa", disse Mark Stabile, pesquisador da escola de negócios Insead, especialista em desigualdades.

Nos países desenvolvidos, as políticas de austeridade após a crise de 2008 "reduziram a qualidade dos serviços públicos, no setor da saúde, por exemplo, e o apoio às pessoas necessitadas, sem emprego", tornando-as mais vulneráveis atualmente , ele especificou.

"Está claro que haverá um aumento das desigualdades" devido a esta crise, alertou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz do Egito, Mohamed el Baradei, lembrou "o número de pessoas pobres que morrem [...] simplesmente porque não têm acesso ao sistema de saúde" ", porque não conseguem manter distanciamento físico, porque os lugares onde moram são muito populosos e [porque] precisam voltar ao trabalho para sobreviver ", especialmente em países emergentes.

Para Pierre Dockes, países como Índia ou Brasil podem observar uma desaceleração no avanço dos padrões de vida de suas classes médias em relação aos dos países ocidentais.

- Peso para os jovens -Outra desigualdade após a COVID-19 se abriu entre gerações, estima a economista italiana Elsa Fornero, ex-ministra do Trabalho em seu país entre 2011 e 2013.

Enquanto "as gerações mais velhas pagam o preço mais alto em termos de vidas humanas, [...] as consequências econômicas, medidas de confinamento - por exemplo, com o fechamento de escolas [...] - deixaram as crianças , adolescentes fora do sistema educacional" que "podem ter consequências a longo prazo [...]", afirmou.

Estudos realizados após a crise de 2008 mostraram que as gerações que tiveram dificuldades para entrar no mercado de trabalho durante a crise nunca recuperaram o atraso em termos de carreira.

Para os especialistas, além do renascimento econômico para impulsionar o crescimento, é necessário criar soluções para conter essas desigualdades.

Alguns economistas, como Gabriel Zucman, defendem um sistema tributário para os mais ricos, baseado no modelo da experiência alemã após 1945.

A Alemanha "optou por impor retenções temporárias e progressivas a grandes fortunas", ao contrário da França e do Reino Unido, que preferiam deixar a inflação correr para reduzir a dívida, explicou.

A italiana Elsa Fornero estimou que o enorme endividamento dos Estados para apoiar a recuperação econômica "poderia criar outro fardo para as gerações jovens" e, portanto, também deveria "proporcionar investimentos em capital humano".

Os investimentos para combater as mudanças climáticas devem ser direcionados aos mais desfavorecidos, porque "é sempre o mais frágil que tem dificuldades para suportar o impacto", disse Kevin Sneadre, da consultoria McKinsey.

Para a diretora do ING Bank France, Karien Van Gennip, é preciso olhar além do aspecto econômico e "renovar o contrato social". "É a coisa certa a fazer em tempos de crise", enfatizou.

mhc/boc/ak/bc/zm/jc

ING GROEP