Por FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará


Na Escola SESI SENAI, os alunos participam de avaliações internas e externas que simulam a prova do Enem — Foto: José Sobrinho

Texto: Carol Kossling
Fotos: José Sobrinho

Faltando menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 21 e 28 de novembro, é hora de ser estratégico, ter calma e revisar o conteúdo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esse ano foram 3.109.762 inscritos. Para modalidade digital foram registradas 68.891 adesões.

O professor de Língua Portuguesa da Escola SESI SENAI, Oliveira Júnior, com mais de 12 anos de experiência em trabalhar na preparação de estudantes para o Enem, reforça que essa prova não é simples, mas também não é um "monstro". “Tudo o que o Enem requer é conhecimento aliado a atenção, resistência, resiliência e visão social de mundo. Assim, nunca esqueça de que viver o mundo lá fora é fundamental, mesmo que essa vivência tenha sido limitada pela pandemia. Experiência de mundo é tudo”, diz Júnior.

Segundo o professor, o Enem pede muito mais dos estudantes raciocínio do que acúmulo de conhecimento, pois trata-se de uma maratona mental e física. Assim, a Escola SESI SENAI trabalha todas as dimensões dessa preparação, especialmente, a parte didática e psicológica.

Preparação

Esse processo se inicia já no 9º ano do Ensino Fundamental, quando o estudante é preparado para adentrar ao Ensino Médio, e se maximiza nesta etapa, quando o foco é voltado para as quatro áreas de conhecimento abordadas pelo Enem e na integração delas com a realidade prática do aluno.

“Esse é o diferencial do SESI, estar sempre pensando nessa integração entre realidade e teoria, estabelecendo uma premissa de formação social, cultural e holística. É isso, por exemplo, que vemos em diversas atividades que realizamos com os estudantes, como as semanas de integração, cultura, arte, tecnologia, no curso de Redação, na robótica e no espaço Maker.”, detalha o professor.

Além de questões objetivas, o Enem aplica a redação. O professor da Escola SESI SENAI, Oliveira Júnior, sugere que os alunos participem dos laboratórios para uma melhor evolução — Foto: José Sobrinho

A aluna do 3º ano, Amanda Venâncio de Lima, 17 anos, que pretende cursar Direito, confirma que desde que entrou na escola vem sendo preparada. Na Escola SESI SENAI ela está participando de avaliações internas e externas que simulam a prova do Enem, contribuindo assim, para ela entender melhor como será no dia do exame.

Tecnologia

“Vale salientar a preocupação do SESI em contratar e selecionar os melhores profissionais de ensino, que se importam tanto com o nosso intelectual quanto com o nosso emocional, nos deixando mais relaxados e menos ansiosos, assim conseguimos aprender muitos mais”, conta a estudante.

Outro ponto que Amanda destaca é a proposta do SESI SENAI ser uma “escola do futuro” e a atenção que é dada a tecnologia, com a disponibilização de diversas plataformas de ensino digital que facilitam a compreensão do conteúdo.

Assim como a maioria dos vestibulandos, ela está bem nervosa para esse momento, pois, querendo ou não, ele pode ser decisivo para a vida dela nos próximos anos, já que ela deseja entrar em uma universidade.

Também desde o 1º ano do Ensino Médio na Escola SESI SENAI, José Klebson Lopes, 17 anos, aluno do 3° ano, sente-se parcialmente preparado, apesar de ter passado o ano estudando. "Sinto aquela insegurança que eu acredito que seja normal para todos que estão prestes a realizar algo importante, como a prova do Enem", compartilha.

Na visão do José, a Escola SESI SENAI possui uma ótima estrutura para o ensino e destaca o período de isolamento em que a escola se adaptou rapidamente as aulas remotas por meio de plataformas como a Geekie e a Plurall. "Nessas plataformas de ensino, os professores disponibilizaram as aulas gravadas e passavam exercícios para a fixação do conteúdo que é uma parte fundamental do estudo. Além disso, o SESI possui ótimos professores que ensinam muito bem, deixando o conteúdo de forma clara para a compreensão de todos", diz o estudante.

Ponto de atenção

Em sala de aula, os alunos recebem as dicas do professor, Oliveira Júnior, que ressalta que tudo o que o Enem requer é conhecimento aliado a atenção, resistência, resiliência e visão social de mundo — Foto: José Sobrinho

Com vasta experiência no Enem, o professor Oliveira Júnior acredita que a principal dificuldade dos alunos é a adaptação a realidade trazida pelo Enem e sua relação com a nova visão do Ensino Médio.

"Mesmo que o Novo Enem tenha sido introduzido em 2009, muitos alunos ainda não se adaptaram. Em diversos momentos, o aluno quer um conhecimento altamente “mastigado”, mas o Enem requer que o aluno raciocine de forma a construir e reconstruir o que conhece, atrelando conhecimento empírico do seu dia a dia com o conhecimento teórico que há nas aulas", contextualiza.

Por isso, Oliveira considera importante que o discente aprenda também, além da escola, com seus pais e avós. Certa vez, ele mesmo acertou uma questão no Enem, pois lembrou que sua avó usava sal nas cercas e no terreno para evitar que sapos entrassem em sua horta.

10 Dicas para o Enem 2021

  1. Crie hábitos de alimentação e de exercícios físicos saudáveis. O Enem é uma maratona não apenas mental, mas também física, o que prejudica a concentração.
  2. Evite cultivar a sesta nesta época, pois a prova será feita justamente no horário durante e após o almoço, o que pode prejudicar o andamento de sua prova.
  3. Faça as revisões necessárias, criando um cronograma que abranja as quatro áreas de conhecimentos abordadas no Enem.
  4. Para a redação, procure os laboratórios de redação e professor de sua escola, tanto para fazer novas redações, como para recorrigir suas produções textuais já realizadas. Isso promove o aprendizado de novos conhecimentos como a certeza de evolução em relação ao início do ano, fazendo-o ficar seguro do aprendizado para a prova.
  5. Evite fazer projetos de estudo e de revisão muito extensos que não considerem o tempo restante até o Enem. O não cumprimento de atividades pode trazer insegurança e medo.
  6. Divirta-se ao estudar, por isso, procure documentários, filmes e obras literárias que ajudem a promover a distração sem esquecer os conhecimentos. Por exemplo, seu seriado preferido pode ser, sim, um repertório sociocultural para a sua redação.
  7. Jogue! Jogos e atividades coletivas podem ser uma ótima fonte de diversão e estudo. Jogos que ativam o conhecimento como War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida podem promover alguns conhecimentos cobrados nas provas.
  8. Faça simulados em locais e tempos muito próximos daquele que você enfrentará nas provas. Evite fazer pesquisas durante tais simulados e peça a seus familiares para não interromperem sua atividade. Simular é fundamental.
  9. Converse com seus colegas e crie grupos de troca de experiência, vocês podem crescer juntos e se apoiar mentalmente.
  10. Evite lamentar pelo passado. O passado já passou. A hora de estudar já passou, estamos na reta final. O ideal é pensar: “o que posso fazer para complementar ou melhorar o que já foi feito?”. A paz de espírito ajudará muito a sua prova.

Mais informações sobre a Escola SESI SENAI acesse www.sesi-ce.org.br/escolasesisenai ou ligue Fortaleza (85) 4009-6300; Sobral (88) 3677-8200; Juazeiro do Norte (88) 3102-5768.

FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você