Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberaba


Escola cívico-militar no ES, foto de arquivo e ilustrativa — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No dia 8 de fevereiro será realizada uma consulta pública, por meio de uma audiência, para definir se a Escola Municipal José Geraldo Guimarães vai ou não sediar a primeira unidade de Escola Cívico-Militar em Uberaba. Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) estabelece que é necessária a aprovação da comunidade escolar ao programa.

O colégio localizado no Bairro Pacaembu foi o escolhido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A unidade seguiu os critérios estabelecidos pelo MEC, como número de alunos, Ideb e vulnerabilidade social, para adotar o modelo do 6º ao 9º ano. No dia 14 de janeiro, o g1 mostrou que a Prefeitura assinou o termo de adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Leia também:

Quem poderá votar?

  • Alunos maiores de 16 anos, do 6º ao 9º ano, matriculados na escola;
  • Pais de alunos menores de 16 anos, também devidamente matriculados na instituição;
  • Servidores da escola.

A votação vai ocorrer das 8h às 17h, de forma presencial por cédula impressa ou no sistema on-line, pelo Google Forms, que irá utilizar o e-mail do aluno disponível na escola.

Os votos começam a ser apurados a partir das 18h.

Projeto será apresentado à comunidade escolar

Na sexta-feira (4), o diretor da escola, Romes Belchior, e a equipe de Programas Federais da Semed vão apresentar à comunidade escolar as diretrizes da Escola Cívico-Militar.

Segundo a secretária de Educação Sidnéia Zafalon, a escola é um regime de colaboração com objetivo de aprimorar a gestão, o ambiente escolar e as práticas pedagógicas, bem como o aprendizado e o desempenho do aluno.

"Ela norteia os trabalhos por meio de valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito, e princípios como igualdade, liberdade, valorização dos profissionais, gestão democrática e participação ativa da família, dentre outros", disse.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!