Brasil Educação

Conselho de secretários de Educação orienta medidas sanitárias e avaliação de alunos no retorno às aulas

Sem participação do MEC, documento ainda prevê revisão dos conteúdos previstos para 2020 com compensação do que faltar em 2021
Escola de ensino médio na Alemanha com distanciamento social Foto: Tobias Schwarz/AFP / AFP
Escola de ensino médio na Alemanha com distanciamento social Foto: Tobias Schwarz/AFP / AFP

RIO - O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) publicou nesta terça-feira um documento com diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. Entre as orientações, estão aspectos pedagócios (como definição de revisão curricular e avaliação diagnóstica) e sanitárias.

Futuro: SP e MA planejam 4º ano no Ensino Médio devido à pandemia

Entre as medidas de prevenção à doença, estão distanciamento social com a diminuição de alunos por sala, cancelamento de atividades em grupo e sinalização de rotas dentro das escolas para que os alunos mantenham distância entre si.

Também é previsto controle de temperatura de estudantes a servidores, disponibilidade de máscaras individuais e estações de higiene.

O planejamento pedagógico ainda prevê revisão dos conteúdos previstos para 2020 com compensação do que faltar em 2021.

Enem : Dobrar número de salas é caro e diminuir questões prejudica prova, dizem especialistas

O documento, produzido sem a participação do Ministério da Educação (MEC), serve para a criação de protocolos de retorno às aulas presenciais. Ele foi produzido pela Frente Protocolo de Retomada, que reúne técnicos das secretarias estaduais de Educação, sob a coordenação dos secretários Laura Souza (AL) e Cláudio Furtado (PB).

— A discussão no conselho não foi sobre quando voltar, mas como voltar — afirmou a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta.

Segundo Motta, o documento foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às aulas e tomou por base, ainda, propostas de protocolos criadas por estados que já se adiantaram nesse quesito. ele ainda teve apoio técnico do Sebrae Nacional.

Siga no Twitter : Força-Tarefa do GLOBO divulga as principais notícias, orientações e dicas de prevenção da doença

Os secretários ainda não tem previsão de datas para o retorno, mas estão trabalhando com suas equipes nas estratégias sanitárias, financeiras e pedagógicas que serão colocadas em práticas a partir do momento em que as datas forem definidas.

O documento prevê ainda cinco fases preparatórias:

1. Definição das normas de segurança sanitária para os ambientes escolares.

2. Diagnóstico da capacidade de atendimento da rede, condições para sua readequação e aquisição dos materiais necessários.

3. Definição da progressividade do retorno e dimensionamento das alternativas de rodízio dos estudantes, face às condições da rede e possibilidades de sua readequação.

4. Definição prévia da revisão curricular (a ser revisada a partir de avaliação diagnóstica dos estudantes ao retornarem) e das estratégias de ensino híbrido, visando o alcance dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e o cumprimento da carga horária mínima anual; aquisição/adequação dos meios necessários.

5. Revisão do calendário escolar.