Por Fantástico


Conheça diferentes histórias de estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem

Conheça diferentes histórias de estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem

Você sabe o que as jovens Daiane, Evely e Cássia têm em comum? Todas chegaram ao topo do ranking e conquistaram a sonhada nota mil na redação do Enem. Cada uma vem de um estado do país e enfrentou diferentes obstáculos para garantir o resultado na prova, que teve o seguinte tema de redação: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A pernambucana Daiane conta que, para garantir o resultado, citou no texto a obra "Vidas Secas", de um dos grandes nomes da literatura brasileira, Graciliano Ramos.

“O personagem tem dois filhos na obra e ele não chama os filhos pelo nome, ele chama de filho mais velho e filho mais novo. Eu achei uma sacada muito boa”, conta Daiane.

Já Evely, filha de agricultores que mora no Rio Grande do Norte, quer ser a representante da primeira geração da família a ingressar na universidade.

Cássia, que é de Fortaleza, Ceará, ficou em choque quando soube do resultado. Mas a cearense, de apenas 18 anos, já coleciona prêmios em olimpíadas de Física e Química. Apesar da nota mil na redação, ela revela que achou o tema difícil.

“Fiquei com medo de não dar tempo de terminar, mas deu tudo certo”, afirma.

No interior do Pará, a professora Florencia Pinto viralizou na internet após ser filmada chorando ao saber que seus alunos tinham passado no vestibular. Ela, que dá aula em uma escola pública na cidade de Canaã dos Carajás, resgatou a esperança de vários jovens ao mostrar para eles que é possível estudar em uma universidade pública. Flor afirma que se reconhece na história de muitos alunos, e por isso batalha para que eles consigam conquistar seus sonhos.

“Quando eu olho para eles, eu digo que vai dar certo porque um dia alguém olhou pra mim e disse que ia dar certo, sabe?”, diz a professora.

Veja também na reportagem: projeto voluntário Salvaguarda ajuda milhares de estudantes do ensino público a ingressarem na universidade.

Ouça os podcasts do Fantástico:

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!