Por Sistema Fecomércio


Este ano, o congresso tem o tema Metodologias e Inovações em sala de aula: os desafios da formação docente. — Foto: Davi Pinheiro

O Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac, realiza nos dias 8, 9 e 10 de junho, o III Congresso de Educação. Com o tema Metodologias e Inovações em sala de aula: os desafios da formação docente, a programação conta com um time de profissionais especializados, de renome, que juntos irão proporcionar além de novos conhecimentos, reflexões para o aprimoramento da atuação profissional dos participantes e viabilização de projetos inovadores. Ele acontece de forma presencial, para o corpo docente do Sesc e Senac Ceará.

Para o presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, Cid Alves, o tema escolhido para o III Congresso não poderia ser outro. Para ele, os professores e mestres têm o desafio de estar alinhados com novas práticas, ferramentas e linguagens muito específicas de uma geração extremamente dinâmica, além de ter que se adaptar não apenas à rotina trazida pelo Coronavírus, mas também ao modelo de aula remoto e híbrido, exigindo novas habilidades desses profissionais.

“O objetivo do Congresso é provocar e oferecer soluções para que o conhecimento dos nossos professores sejam compreendidos da melhor maneira possível pelos alunos de hoje em dia. A concorrência que nossos mestres enfrentam muitas vezes acaba sendo desleal, com a quantidade de telas e de tecnologias disponíveis para as gerações mais novas, mas temos que utilizar dessa conectividade e saber como tirar proveito dela. O tempo do ensino analógico já passou, vamos debater e entender como deve ser a educação no presente para que tenhamos os melhores profissionais no futuro”, afirma Cid Alves.

Palestras

O Congresso abre com a palestra “Quem cabe no seu Todos”? no dia 7, a partir das 17h30. Ela será ministrada pela ativista política, articulista, palestrante internacional e empreendedora social, Claudia Werneck. A palestrante também é autora de 14 livros sobre direitos humanos, diversidade e inclusão (WVA) para crianças e pessoas adultas em português, espanhol e inglês, com mais de 400 mil exemplares vendidos.

A segunda palestra, dia 9, traz como tema o Desafio da Educação no Século XXI, com a professora Cláudia Costin José Motta, e acontece a partir das 17 horas. Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde também atuou como membro do Comitê Técnico. Atualmente, Cláudia preside o Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que trabalha na construção de uma Agenda Prioritária da Educação para o Estado do Rio de Janeiro.

A palestra de encerramento, no dia 10, inicia às 18 horas, e tem como tema as Fator UAU - Criatividade e Inovação em Sala de Aula, com Denilson Shikako, empresário, músico, cientista e CEO da Fábrica de Criatividade, uma consultoria reconhecida como um centro de inovação, cultura e arte.

Jornada da educação

Braço da Fecomércio Ceará, o Senac é referência em educação profissional em todo o País. A instituição prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho há mais de 74 anos, ofertando aos trabalhadores e gestores mais de 800 cursos voltados à qualificação de mão de obra e soluções empresariais para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Os cursos vão desde a formação básica até pós-graduação, passando por turmas de aprendizagem, de qualificação, de técnico e aperfeiçoamento. A entidade investe constantemente no aperfeiçoamento e na capacitação dos seus instrutores, focado em tecnologia, inovação e com uma infraestrutura moderna. Além disso, mantém sua programação de cursos sempre atualizada, de acordo com as tendências.

Ciente do papel do Senac para a educação, a gerente de Educação Profissional do Senac Ceará, Letícia Lastri, destaca que as três palestras-magnas são uma jornada dentro do Congresso que busca jogar luz em uma uma nova cultura de ensino que deve ser desenvolvida no Brasil.

“O Senac tem como objetivo estar sempre ligado às melhores práticas e tendências da educação. Por isso, buscamos entender novos processos, tecnologias e metodologias para alcançar o melhor resultado em sala de aula. Contudo, para que essas ideias se tornem soluções de verdade, é preciso uma compreensão dos docentes, então, com essa programação, queremos mostrar como o professor do amanhã deve estar preparado para os desafios que serão apresentados”, pontua.

Além das 3 palestras magnas, a programação do III Congresso de Educação Sesc e Senac é constituída por palestras, workshops, mesas-redondas, programações culturais e ações formativas.

Sistema Fecomércio

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!