Por AMPESC

A faculdade apresenta um novo mundo para os estudantes. Tudo parece diferente e realmente se mostra dessa forma. Se compararmos com o ensino médio, não apenas os conteúdos, mas também a rotina e o nível de cobrança são outros. Além disso, a relação entre professores e alunos também passa por transformações.

Apesar de saber que as mudanças nessa nova fase serão importantes, é preciso ter consciência que um bom relacionamento com o seu professor depende muito mais de você do que dele. Para te ajudar a entrar na faculdade pronto para construir boas relações, separamos 8 dicas de como se aproximar dos seus professores durante a sua graduação. Confira.

Como desenvolver boas relações entre professores e alunos

Ainda que a fase na trajetória de aprendizado seja diferente, as regras para uma boa relação entre professores e aluno na faculdade não são muito diferentes do que você já conhecia no ensino médio. O que você precisa fazer é aprofundar algumas boas práticas e dar os próximos passos para uma convivência proveitosa.

Veja algumas dicas de como aproveitar o contato com os responsáveis pela sua formação:

1. Seja agradável

Parece óbvio, mas acredite: existem alunos que não fazem a menor questão de serem simpáticos ou educados. Muito pelo contrário, sempre há aqueles que viram o rosto para não ter que cumprimentar os docentes, às vezes por vergonha, às vezes por falta de educação mesmo.

Entretanto, não importa o motivo, o fato é que quem quer contribuir para um convívio amigável entre professores e alunos precisa, no mínimo, investir em cordialidade. Esse com certeza é um pré-requisito básico para qualquer relacionamento no ambiente escolar, profissional ou social.

Uma dica, nesse sentido, vem do portal da Universidade de Stanford, que sugere que você se apresente para o seu professor desde a primeira aula, para que um relacionamento amigável comece a ser construído já a partir desse dia.

2. Demonstre iniciativa

Chegar à aula preparado é um diferencial. Nesse sentido, o portal IvyWise dá a dica para o estudante de ler sobre o assunto da aula além do que está proposto e compartilhar o conhecimento adquirido durante o seu aprendizado.

Segundo o portal, os professores apreciam os alunos que oferecem novas perspectivas, elevam o nível de aprendizado para seus colegas e querem ajudar os outros a serem bem-sucedidos. Assim, se você quer contribuir para o bom relacionamento entre professores e alunos, busque preparar-se para as aulas e compartilhar os seus conhecimentos, fomentando um bom debate dos temas propostos.

Além disso, é sempre útil usar criatividade nos trabalhos para se destacar dos outros estudantes. Com isso, você vai demonstrar que realmente está interessado em aprender. Pense em projetos criativos ao receber os trabalhos ou faça-os de uma maneira diferente daquela que os outros fazem.

Esforce-se para fazer mais do que o mínimo esperado. Os professores gostam dos alunos que falam na hora certa e não somente ficam no fundo da sala de cabeça baixa. Faça perguntas inteligentes ou significativas. Demonstre que você está ouvindo o que cada professor tem a dizer – mas sem exageros, para não dar a ideia de querer estar “acima dos outros” o tempo todo. Contribua, mas também saiba ouvir.

3. Busque ajuda

Busque ajuda — Foto: Pexels

Claro que buscar conhecimento além do proposto é um diferencial, mas você não deve abrir mão de tirar suas dúvidas diretamente com o seu professor. Para o portal Universia, além de essa ser a única maneira de você aprender bem, tal atitude também pode fazer com que você desenvolva uma relação mais agradável com os professores, mostrando que está atento às aulas e que tem interesse em melhorar os seus conhecimentos.

Embora os docentes possam parecer intimidantes durante as aulas, muitos são amigáveis ​​e abertos a interagir com seus alunos. Assim, se você tiver uma dúvida depois de uma aula ou discussão, pergunte a seu professor.

4. Aceite sugestões

Ainda falando sobre aperfeiçoamento, uma dica de ouro apresentada pelo portal Universia é: não leve as correções para o lado pessoal. Os professores devem ensinar e você só poderá aprender com os seus erros se souber aceitá-los e mudar.

Por isso, ouça as sugestões para melhorar o seu desempenho. Vale a pena tomar a iniciativa de refazer o trabalho, mesmo que isso não proporcione uma melhora na nota, porque essa atitude vai mudar a maneira como o professor pode estar te vendo como acadêmico.

5. Compartilhe os seus objetivos

O especialista Lorraine Mckinney, por meio do portal da Universidade de Stanford, sugere que você fale sobre suas metas profissionais com os seus professores. Dessa forma, eles têm mais informações sobre os seus interesses, pontos fortes e fracos, suas conquistas e aspirações.

Além disso, os seus mestres podem ter conhecimento sobre bolsas de estudo e programas acadêmicos. Dessa forma, a compreensão de seus interesses e metas permitirá que eles compartilhem seus conhecimentos com você e recomendem atividades. Tenha em mente que um bom relacionamento pode levar a estágios ou até mesmo a um novo emprego!

6. Fale o que você pensa

Seja sincero: à medida em que você amadurece e avança na vida acadêmica, os professores passam a respeitar mais os alunos que pensam por conta própria do que aqueles que apenas repetem as informações aprendidas. Se você demonstra, em qualquer idade, ser um pensador criativo e independente, esse será um motivo de respeito.

Falar o que vem à mente não significa ser o aluno problemático na sala de aula, e sim que você se posiciona e sabe quais são seus princípios e valores. Por isso, participe das aulas. Os professores gastam mais tempo nelas com os alunos que estão ativos e que demonstram que querem aprender.

7. Obtenha boas notas

Dedique-se e tire boas notas — Foto: Freepik

Ter boas notas é tão importante quanto a participação nas aulas – se não mais. Quando os alunos não estão tirando boas notas, os professores não tendem a levá-los muito a sério. Se você está tentando e não está conseguindo ficar na média ou acima da média, converse com sobre o problema e peça ajuda e orientação.

Vale ressaltar que você precisa buscar ajuda antes do final do semestre. Converse com o professor com antecedência para poder melhorar de verdade. Se puder identificar e resolver os problemas antes da última hora, você conseguirá evitar as notas ruins. Você também parecerá mais proativo e interessado na matéria.

8. Saiba quando ir com calma

Ser simpático com qualquer pessoa é uma tarefa imprescindível por muitos motivos. Com os seus professores a simpatia também é necessária, sobretudo se você pretende desenvolver um bom relacionamento com os membros do corpo docente.

Entretanto, antes de começar a colocar em prática qualquer uma dessas dicas, é importante compreender que não é para ser puxa-saco! Professores não têm tempo e nem paciência para alunos desse tipo.

Não é preciso ser a pessoa mais falante da turma, ou fazer mais perguntas do que todos os outros. Apenas tome o cuidado de contribuir às vezes e manter a positividade na sala de aula. Faça mais por você, esforce-se e aproveite por completo as oportunidades que a vida acadêmica lhe proporciona. Se você levar tudo isso em consideração, com certeza você vai se dar bem.

A Ampesc, por meio do Admirável Mundo Novo, busca trazer informações de qualidade e relevantes para o aluno que está na fase de programar seus anos de graduação. Continue acompanhando o canal e se prepare para escolher o caminho certo para sua carreira.

AMPESC
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

O que não fazer na sua primeira experiência no mercado de trabalho


5 erros que todo estagiário deve evitar

Veja os principais erros que devem ser evitados


Como se preparar para uma entrevista de estágio

Aprenda a conciliar as atividades de forma a garantir melhor desempenho


Dicas para administrar trabalho e faculdade simultaneamente

Veja o que precisa mudar para você se sair bem na faculdade

Hábitos de estudo que devem ficar no ensino médio

Prepare-se para o que essa nova etapa tem a oferecer

6 dicas para você que é calouro na faculdade

Saiba o que fazer para conquistar a tão esperada vaga no curso superior

Dicas para melhorar o desempenho no vestibular 2019

Confira duas instituições que divulgam vagas disponíveis

Onde fazer estágio em Santa Catarina?