Confederação é a favor do passaporte vacinal contra covid nas escolas

Entidade de trabalhadores na educação defende comprovante da vacina

Publicado em 04/02/2022 - 15:02 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A cobrança da vacinação de estudantes contra covid-19 para as aulas presenciais tem gerado discussões entre pais, escolas e autoridades.

No Piauí, as aulas retornam na próxima segunda-feira (7). A Secretaria de Educação informou que, para acessar a escola, será exigido o comprovante de vacinação. Mas, a opção de ensino híbrido será mantida.

Em São Paulo, o comprovante deve ser apresentado no segundo bimestre. A falta do documento não impede que o aluno frequente a escola ou faça matrícula, mas a situação deverá ser regularizada em até 60 dias.

No Distrito Federal, a Secretaria de Educação não vai pedir o comprovante de vacinação dos estudantes.

A Federação Nacional das Escolas Particulares defendeu, em nota, as aulas presenciais e afirmou que a decisão sobre a cobrança de passaporte vacinal cabe aos órgãos de estado competentes.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação é a favor do passaporte, como explica a diretora de Finanças, Rosilene Corrêa. Segundo ela, o direito coletivo deve prevalecer em um momento de pandemia.

A professora de Direito Civil da Fundação Getulio Vargas, Elisa Cruz, diz que, por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal, as escolas públicas e privadas devem seguir as regras definidas por estados e municípios. Segundo ela, a obrigatoriedade da vacinação está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei da covid-19. Mas, impedir a entrada na escola dos não vacinados é uma discussão que pode terminar na Justiça.

Segundo Elisa, os pais devem seguir as orientações das autoridades sobre a vacinação. Ela lembrou que existe a possibilidade ainda, dos pais que não vacinaram os filhos serem denunciados ao Conselho Tutelar.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo