Por G1 Rio


O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança Francesa no Rio de Janeiro estão selecionando candidatos para a edição 2019 do LabCitoyen, programa dedicado aos temas envolvendo os Direitos Humanos. A iniciativa vai selecionar 2 participantes brasileiros para debater coletivamente em francês o tema “Direito das mulheres: igualdade e cidadania” durante uma semana em Paris, do dia 30 de junho a 07 de julho.

O programa pretende atrair cerca de cinquenta jovens de diversas nacionalidades, engajados com o tema da cidadania, entre 20 e 26 anos, com um nível linguístico da língua francesa equivalente ao nível B1 (não é necessário ter diploma ou certificado da língua). As candidaturas devem ser enviadas por e-mail apenas até o dia 24 de março às 23h55, para o e-mail labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019”.

Os participantes francófonos vindo de cinco continentes discutirão juntos o tema da sétima edição do LabCitoyen, através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliê.

Para representar o Brasil serão selecionados 2 jovens, que terão todas as despesas pagas, sendo um deles aluno da Aliança Francesa. O critério importante de avaliação será o candidato demonstrar engajamento com cidadania (associativo, político, humanitário, civil ou sindical) em torno da temática “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”.

A seleção final para concorrer ao LabCitoyen acontece no dia 16 de abril, na Bibliomaison do Consulado Geral da França e consistirá em uma apresentação de 15 minutos do projeto de cidadania do candidato, para um júri que terá direito a cinco minutos de perguntas. Os candidatos deverão ter disponibilidade para estar no Rio de Janeiro por conta própria. A apresentação será aberta ao público com entrada franca e dois candidatos brasileiros serão selecionados nesta ocasião.

Entre a temática central “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”, o programa LabCitoyen abordará também os temas: Mulheres, participação política e cidadania; Igualdade profissional; Acesso à educação; Luta contra o assédio e as violências; Religião e direito das mulheres.

Para se inscrever no LabCitoyen os candidatos deverão enviar em francês, para o e-mail: labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019” os seguintes documentos:

•Um currículo (com no máximo 1 página) ,

•Cópia de um documento de identidade válido: passaporte, RG ou CNH (o passaporte será exigido posteriormente);

•A descrição do projeto cidadão do candidato que apresentará suas ações – passadas, em andamento, ou futuras – em favor do direito das mulheres (máx. 2 páginas). O candidato especificará os eventuais obstáculos encontrados na execução de suas ações e seu impacto no Brasil.

•Um vídeo de 3 minutos no máximo, onde o candidato responderá em francês a pergunta: Por que a questão do direito das mulheres te interessa pessoalmente? Este vídeo deverá ser publicado no Facebook em modo privado, e seu link de acesso deve estar presente na descrição do projeto.

Os candidatos que foram ou são alunos da Aliança Francesa deverão especificar no corpo do e-mail, assim como os que já estiveram na França, deverão dizer em qual contexto.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!