Economia
PUBLICIDADE
Por — Brasília

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira a lista de todas as cidades que vão receber a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As provas serão realizadas até março de 2024, em 180 municípios. Há salários de até R$ 23 mil.

Foram selecionadas localidades com mais de 100 mil habitantes. Além do critério populacional, o governo levou em consideração o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso a essas cidades.

Consulte abaixo o local mais próximo de você. Basta digitar o nome do município. Se não encontrar a sua cidade na lista, digite a sigla de seu estado para checar os municípios mais próximos.

Se o município selecionado não tiver estrutura suficiente para a realização do concurso público, as provas serão aplicadas em cidades próximas. Foram escolhidas:

  • 39 cidades na região Norte;
  • 54 no Nordeste;
  • 20 no Centro-Oeste;
  • 44 no Sudeste;
  • 23 no Sul.

Caso não consiga visualizar, clique aqui

Os 21 órgãos que aderiram ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de “Enem dos Concursos", vão selecionar majoritariamente candidatos de nível superior. Das 6.640 vagas previstas, 5.948 são para quem tem graduação, e 692 são de nível médio, de acordo com dados obtidos pelo GLOBO.

Veja o cronograma do Concurso Nacional Unificado

  • Edital: publicação até o dia 20 de dezembro;
  • Provas: devem ser realizadas até março de 2024.
  • Resultados: os candidatos aprovados na primeira fase devem ser conhecidos até o fim de abril de 2024.
  • Cursos de formação: devem ser realizados em junho e julho de 2024.
  • Alocação dos novos servidores: prevista para agosto de 2024.

Como será a prova do Concurso Nacional Unificado?

As provas serão divididas em dois momentos, no mesmo dia: 1) provas objetivas com uma estrutura comum para todos os candidatos; e 2) provas específicas e dissertativas com base em blocos temáticos.

Por exemplo, os candidatos para as vagas dos ministérios do Trabalho e da Previdência farão a mesma segunda prova específica.

Já os candidatos para as vagas de Administração e Finanças Públicas também farão a mesma prova específica.

O candidato pagará uma única inscrição e deverá procurar especificamente pela área que o interessa. E então poderá concorrer às várias vagas desta área.

A seleção para os cargos dependerá da pontuação alcançada nas provas.

Só será permitida uma inscrição por CPF.

A expectativa é que a taxa de inscrição fique em torno de R$ 100, com isenção para candidatos da baixa renda, assim como para beneficiários do Bolsa Família.

Adesão voluntária

Outra justificativa do governo para esse tipo de concurso público é que o modelo unificado agiliza a contratação de servidores após, segundo o MGI, uma perda de 73 mil funcionários públicos ao longo dos últimos seis anos.

A adesão dos órgãos ao Concurso Nacional Unificado foi voluntária. Logo, nem todas as vagas autorizadas estarão neste certamente.

Só para concursos públicos foram 9.066 vagas autorizadas neste ano. Até o momento, em 2023, foram 20.004 vagas autorizadas pelo governo, ao considerar também provimentos e contratações temporárias em todos os órgãos e entidades da administração pública federal.

Qual é a banca do Concurso Nacional Unificado?

A Fundação Cesgranrio foi anunciada como a banca organizadora que vai promover o Concurso Nacional Unificado, apelidado de 'Enem dos concursos', para preencher 6.640 vagas em 21 órgãos da administração federal. A Fundação ficará responsável por elaborar e aplicar as provas, simultaneamente, em 180 cidades do país.

Webstories
Mais recente Próxima Reforma Tributária: cashback de impostos deve ser pago no cartão do Bolsa Família
Mais do Globo

A barragem rompeu perto da cidade da localidade de Mai Mahiu, no Vale do Rift. Casas foram destruídas e uma rodovia foi bloqueada

Rompimento de barragem deixa mais de 40 mortos no Quênia; veja imagens

Duas mulheres acusam ator de tocá-las sem consentimento durante gravações de filmes

#MeToo francês: Polícia convoca Depardieu para depor sobre acusações de agressão sexual

Aproximadamente 20% da terra regional já está degradada, afetando 18 milhões de pessoas, segundo um relatório da ONU

Entenda como ovelhas gigantes ajudam o Tajiquistão a combater as mudanças climáticas

A ação foi movida pela mãe do cantor, Lucinha Araújo

Cover de Cazuza é proibido de fazer show no Brasil e na internet

Técnico não consegue retomar padrão de jogo da equipe, que pega sobretudo no ataque

Análise: derrota para o Corinthians escracha o que é o Fluminense de Diniz em 2024