Concurso Nacional Unificado: PF e outras força de segurança vão atuar na realização da prova

Rede de segurança pública inclui também forçar dos estados, como Bombeiros e Defesa Civil

Por — Brasília


Os 21 órgãos que aderiram ao certame vão selecionar 5.948 candidatos de nível superior e 692 são de nível médio Arte/GLOBO

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira que o governo preparou uma força-tarefa na área de segurança para a realização do Concurso Nacional Unificado, popularizado como “Enem dos concursos”.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, ficou responsável pela coordenação dessa rede, que inclui a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além disso, haverá a atuação das forças de segurança dos estados: Polícia Militar, Polícia Civil, corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

— Todo mundo vai atuar junto para garantir total lisura na realização da prova, evitar qualquer tipo de fraude ou qualquer coisa que possa ameaçar o concurso. Vamos conseguir uma igualdade de condições para toda a população brasileira realizar essa prova da maneira mais fácil possível, com toda a segurança e lisura no processo — disse Dweck em programa da TV Brasil.

Faça a sua busca. Se não estiver visualizando a ferramenta, clique aqui:

Além da inspiração no Enem, explica a ministra, o governo vai contar com a “expertise” das forças de segurança que já atuam tradicionalmente durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Edital do Concurso Nacional Unificado

O edital do concurso público foi publicado na última quarta-feira. Os 21 órgãos que aderiram ao certame vão selecionar 5.948 candidatos de nível superior e 692 são de nível médio.

Há salários de até R$ 23 mil e o impacto orçamentário anual será de R$ 2 bilhões com a entrada dos novos funcionários públicos.

Em outra frente, o governo quer evitar possíveis questionamentos na justiça sobre o edital ou as regras de aplicação da prova, por exemplo. A Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão atuando nesse sentido.

A judicialização é um fator de preocupação porque esse modelo de prova unificado em nível nacional, para concursos públicos, é considerado inédito.

Com 220 municípios da lista, a aplicação das provas será em 5.141 locais como escolas e prédios públicos. Em todo o país, será 77.242 salas e 46 candidatos por sala.

Quando começam as inscrições para o Concurso Nacional Unificado?

As inscrições estão previstas para o período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro.

Quando é a prova do Concurso Nacional Unificado?

Já a realização da prova única está com data marcada para o dia 5 de maio. O governo estima que o concurso deve receber de 2 milhões a 3 milhões de inscritos. Internamente, há estimativas maiores.

Mais recente Próxima Trabalho remoto não parece afetar a produtividade das empresas nos EUA, diz estudo