Por Muriel Porfiro, RBS TV


Comunidade se mobiliza para alimentar quase 400 alunos de escola que teve merenda roubada

Comunidade se mobiliza para alimentar quase 400 alunos de escola que teve merenda roubada

Pais e alunos de uma escola com mais de 300 estudantes localizada em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, se mobilizaram para repor a merenda depois que a comida da escola foi roubada duas vezes, em menos de 48 horas. A solução imediata foi distribuir pipoca no recreio.

Os arrombamentos ocorreram na madrugada de domingo (13) e de segunda-feira (14). Mais de 80 kg de alimentos foram levados, a merenda de todo um mês. Os suspeitos pularam o muro da escola e se dirigiram até a cozinha da escola estadual Bruno Agnes.

Pipoca que foi servida para os alunos após a comida ter sido roubada — Foto: Reprodução/RBS TV

"Fica tudo calculado, e o que eles nos levaram vai fazer falta lá no final do ano. Já está fazendo falta agora nessa semana", conta a merendeira Luzete Maria Silva de Oliveira.

Foram levados arroz, feijão e carne que seriam usados para a alimentação dos alunos.

De acordo com a presidente do grêmio estudantil Ana Alice Rocha Severo para muitos alunos a merenda é uma das únicas refeições. "E é bem triste isso. Porque não tem na escola, e não tem em casa".

Sem comida, os professores precisaram improvisar, e serviram pipoca, trazida pelos próprios alunos. "É triste ver que estão comendo pipoca (...) mas eu acredito que vão dar volta por cima", afirma a mãe de aluna Bruna Etges.

Para garantir a alimentação dos estudantes, os próprios pais dos alunos resolveram se unir e já arrecadaram arroz, feijão, massa e a geladeira da escola está cheia novamente.

Escola foi arrombada nas madrugadas de segunda-feira e domingo — Foto: Reprodução/RBS TV

A vice-diretora da escola, Zuleica Weigert, por sua vez, afirma que foi aberto um processo para tentar antecipar o recebimento da comida que seria servida durante o segundo semestre.

"Vamos ter que nos organizar novamente para distribuir aquilo que nós temos para receber e provavelmente eles vão receber um pouco menos", afirma Zuleica.

Nenhum responsável pelos arrombamentos foi preso até o momento. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação informou que vai repor durante o semestre os alimentos que foram roubados.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1