Conteúdo de Marca

Brasil Educação Guia Enem

Como usar os simulados para ter um bom resultado no Enem

É importante aprender a controlar o tempo e desenvolver uma estratégia de resolução das 90 questões do exame
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Nos simulados, os alunos vão adquirindo confiança para quando chegar o Enem Foto: Fotolia
Nos simulados, os alunos vão adquirindo confiança para quando chegar o Enem Foto: Fotolia

Treinar o tempo de execução do exame, vivenciar a dinâmica das provas, testar o nível de conhecimento e ganhar mais segurança e confiança para quando o grande dia chegar. Esses são alguns dos benefícios que os simulados do Enem trazem para os estudantes, segundo os especialistas.

João Duarte, coordenador de vestibular do Colégio Liceu Franco-Brasileiro, explica que cada candidato precisa encontrar a própria estratégia para os simulados. Ao fazer esses testes, o estudante descobre, por exemplo, se tem melhor rendimento quando responde as questões em sequência ou se deve começar pelas matérias que sente mais facilidade em responder.

— Quanto maior o número de simulados, maior a possibilidade de o aluno alcançar essa consciência de suas próprias características – avalia João, acrescentando que os treinos devem incluir a prova de redação, ficando assim mais parecidos com o Enem.

Em média, o candidato tem dois minutos e meio para responder cada uma das 90 questões do Enem, de acordo com o coordenador de vestibular. Essa conta já leva em consideração os 30 minutos que serão gastos no preenchimento do cartão de resposta.

Camila Pereira, gerente de produtos do Stoodi , plataforma de ensino à distância com foco no Enem e pré-vestibular, diz que o número de simulados a serem feitos deve permitir que o estudante avalie sua evolução ao longo dos meses de aprendizado. Ele recomenda pelo menos dois com as características do Enem antes do exame oficial.

— É importante que um dos simulados seja feito em uma data mais próxima do Enem, por volta de um mês antes, para uma avaliação final do que precisa ser revisado. Muitos aplicativos oferecem questões de edições anteriores do Enem, o que é bom para praticar. Porém, funciona mais como estudo do que simulação. É importante que o aluno faça periodicamente simulados parecidos com o exame — recomenda Camila.