Por AMPESC

Passadas as provas do Enem, no início de novembro, muitos estudantes seguem fazendo cálculos e administrando a ansiedade, que deve aumentar nos próximos meses. Isso porque a nota final do exame, que será divulgada no dia 18 de janeiro, interfere diretamente nas chances de conseguir uma bolsa de estudo em faculdades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O ProUni, mantido pelo governo federal, oferece bolsas integrais ou parciais de 50% para alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades do ensino superior. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2017 foram ofertadas 361,9 mil bolsas de estudo para alunos de todo o País – somente em Santa Catarina, 18,6 mil estudantes de faculdades particulares foram beneficiados. Conforme comentamos, ter feito o Enem é uma condição fundamental para se candidatar às bolsas, mas há vários outros passos que precisam ser seguidos. Entenda, a seguir, como usar a nota do Enem no ProUni.

Quem pode se candidatar ao ProUni

O ProUni é voltado para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas ou que frequentaram instituições particulares como bolsistas integrais. Neste último caso, esses estudantes não pagavam nenhum percentual da mensalidade nessas instituições. Assim, se o aluno quiser uma bolsa integral, a renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar o valor de 1,5 salário mínimo. Para fazer o cálculo, é preciso somar a renda bruta de todas as pessoas da família e então dividir pelo número de familiares.

Se o resultado for maior do que 1,5 salário mínimo, mas menor do que três salários mínimos, o estudante pode se candidatar a uma bolsa parcial de 50% – lembrando que o valor do salário mínimo vigente em 2018 era de R$ 954,00.

Qual o peso da nota do Enem no ProUni?

Para tentar uma bolsa de estudo para o ano de 2019, o estudante precisa ter feito o Enem 2018. O principal critério de distribuição das bolsas é justamente a nota final obtida no exame, ou seja, aqueles que tiveram um resultado melhor saem na frente para conquistar uma bolsa nos cursos e faculdades que escolheram na hora de se inscrever no ProUni.

Entre os pré-requisitos para participar do ProUni está o aluno ter alcançado um desempenho mínimo no Enem de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas cinco provas do exame (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias). Para calcular essa média, basta somar todas as notas das cinco provas e então dividir por cinco.

Há ainda uma outra barreira para quem deseja uma bolsa pelo programa do governo federal: o aluno não pode ter zerado a redação. Inclusive, caso haja um empate na média das cinco provas na hora de se distribuir as bolsas, o primeiro critério de desempate é justamente a nota obtida na redação do Enem.

Como se candidatar ao ProUni

Caso o aluno esteja dentro da faixa de renda exigida e tenha alcançado a nota mínima cobrada no Enem, ele precisa ficar atento ao prazo de inscrições, que é curto: do dia 29 de janeiro e até às 23 horas e 59 minutos do dia 1º de fevereiro.

As inscrições são feitas diretamente no site do ProUni. Neste mesmo endereço o estudante poderá conferir a lista completa de todas as faculdades particulares que aderiram ao programa. Isso é importante porque, no momento da inscrição, o candidato à bolsa precisa incluir, em ordem de preferência, duas opções de instituições e cursos.

O edital para a edição de 2019 do ProUni já está disponível e pode ser conferido aqui.

Quando sai o resultado do ProUni

Prouni pode ser sua porta para universidade — Foto: Pexels

Os nomes dos bolsistas pré-selecionados no programa serão divulgados em dois momentos. A primeira chamada ocorre no dia 4 de fevereiro e a segunda no dia 18 de fevereiro. Os resultados serão divulgados também no site do ProUni.

É preciso se programar com antecedência para esse momento porque, caso o estudante seja pré-selecionado, ele terá um prazo para ir pessoalmente até a faculdade em que conseguiu a bolsa para entregar a sua documentação. Para aqueles que forem pré-selecionados na primeira chamada, é preciso comparecer na faculdade até o dia 12 de fevereiro. Já os contemplados na segunda chamada têm até o dia 25 de fevereiro para fazer o mesmo.

As faculdades que participam do programa podem submeter os candidatos pré-selecionados a um novo processo seletivo, com critérios específicos da instituição. Esse processo “extra” não é uma regra, mas, quando ocorrer, precisa ser gratuito para o candidato. Além disso, ele é indicado para o aluno no momento da inscrição no site do ProUni.

Como se inscrever na lista de espera do ProUni

Caso o estudante não tenha sido contemplado em nenhuma das duas chamadas, ele pode se inscrever em uma lista de espera. Essa lista tem um prazo de inscrição próprio, ocorrendo entre os dias 7 e 8 de março. Para isso, o aluno deve se candidatar também no site do programa.

Além disso, depois de se inscrever pela internet, o estudante precisa ir até as instituições que escolheu para entregar sua documentação. Esse outro prazo contempla os dias 12 e 13 de março.

O canal Admirável Mundo Novo é um centro de informações sobre o ensino superior e um guia para os alunos que estão à procura das melhores faculdades particulares catarinenses. Continue acompanhando as nossas publicações!

AMPESC
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

O que não fazer na sua primeira experiência no mercado de trabalho


5 erros que todo estagiário deve evitar

Veja os principais erros que devem ser evitados


Como se preparar para uma entrevista de estágio

Aprenda a conciliar as atividades de forma a garantir melhor desempenho


Dicas para administrar trabalho e faculdade simultaneamente

Veja o que precisa mudar para você se sair bem na faculdade

Hábitos de estudo que devem ficar no ensino médio

Prepare-se para o que essa nova etapa tem a oferecer

6 dicas para você que é calouro na faculdade

Saiba o que fazer para conquistar a tão esperada vaga no curso superior

Dicas para melhorar o desempenho no vestibular 2019

Confira duas instituições que divulgam vagas disponíveis

Onde fazer estágio em Santa Catarina?