Por Faculdade Eficaz

A carreira de um professor é repleta de desafios. Essa nobre profissão é fundamental na vida de crianças, jovens, adultos ou mesmo idosos. O conhecimento nunca foi tão valorizado como hoje. Horas de trabalho, estudo e conhecer cada novidade que aparece no mercado de trabalho. Também é preciso atualizar constantemente os títulos, especializações, conhecimentos técnicos e outros. Mas como crescer da forma certa nessa carreira e ser um profissional bem-sucedido na docência? Veja algumas oportunidades que estão abertas para você.

O primeiro passo é saber como dividir bem o seu tempo. Você precisa dosar suas horas de trabalho com o tempo de atividades que contribuam para o seu futuro profissional, como cursos de atualização e pós-graduação, estudar outros idiomas e ficar informado sobre as últimas notícias. Professores que somente se dedicam ao exercício da profissão correm sérios riscos no cenário atual, pois outros profissionais podem superá-los. Com um mercado cada vez mais dinâmico, ficar defasado em relação aos avanços da área é prejudicial profissionalmente. Então, aqui vão algumas sugestões para você otimizar seu tempo e sua carreira.

Uma das coisas que um professor mais precisa investir é em educação. É a forma mais efetiva para subir na carreira. Um dos cursos que dão um grande salto na carreira é a pós-graduação (nível de especialização “lato sensu”). Ela é um importante critério de avaliação tanto para concursos para assumir vagas temporárias para trabalhar no lugar de professores efetivos, quanto para concursos para assumir vagas definitivas, ou ainda em processos seletivos de colégios particulares, ter diversas especializações poderá ser um diferencial.

No Estado do Paraná, por exemplo, a modalidade de concurso do PSS (Processo Seletivo Simplificado) leva em conta para a contratação a titulação. Dentro da titulação, a pós-graduação dá mais pontos que o tempo de serviço. Para a educação especial e educação do campo, quilombola e indígena, são necessárias algumas pós-graduações específicas. Além do que, o professor pode continuar a melhorar seus títulos fazendo mestrados e doutorados, se aprofundando cada vez mais na teoria. Porém, neste caso, atribui-se a mesma pontuação de titulação para mestrado, doutorado ou especialização. Os Cursos de extensão também são bem-vindos, pois 200 horas de curso de extensão, no último concurso para QPM (Quadro Próprio do Magistério), no estado do Paraná, equivalem a 10 anos de tempo de serviço na hora da titulação.

Outro fato muito importante para crescer na carreira é estar por dentro das novidades. Muitos sites são ótimas fontes de informação sobre conteúdos escolares, pesquisas, notícias, atualidades, processos seletivos e abertura de inscrições para cursos. Você também pode se manter atualizado assinando newsletters e recebendo atualizações de blog.

Um outro idioma também é bem visto e bem-vindo. Hoje, ter uma segunda, terceira ou quarta língua é muito importante para o avanço profissional dos professores. Isso dá acesso a um vasto acervo de materiais como artigos, notícias e exercícios de outros países. Por meio da internet, o professor encontra diversos recursos didáticos nos mais diferentes idiomas sem precisar ficar esperando uma tradução.

Atualmente, os docentes têm vislumbrado diversas oportunidades. Seja por meio de incentivos governamentais ou de programas da iniciativa privada, as chances são maiores para quem se aprimora, pois podem realizar cursos no exterior, cursar especializações e obter financiamento para suas pesquisas, dentre outros. Como ficar por dentro dessas oportunidades? É só acompanhar sites de agências de fomento, o Ministério da Educação, agências estaduais, programa de bolsas, assim por diante. As áreas de notícias desses órgãos sempre publicam editais e outras chamadas que podem ser do seu interesse. É assim que você irá dar um salto em sua carreira e obter o sucesso profissional tão esperado.

Agora que você leu esse conteúdo sobre a carreira de professor conheça a pós-graduação da Faculdade Eficaz. Saiba como subir rapidamente na carreira e conquiste o sucesso na sua área.

Faculdade Eficaz
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1