Como ler o edital do Vestibular e Enem

Documento é extenso e de leitura cansativa, mas ignorá-lo pode custar sua eliminação do processo seletivo.
Por Adriano Lesme

A melhor maneira de ler um edital é anotando as informações mais importantes
A melhor maneira de ler um edital é anotando as informações mais importantes
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são regidos por um edital, documento de extrema importância que contém as regras e o cronograma dos processos seletivos. No entanto, muitos estudantes deixam de ler o edital e acabam cometendo erros que podem causar até a eliminação da prova.

De início, o edital pode assustar com suas várias páginas, citações de leis e linguagem técnica. Talvez, por isso, os candidatos deixam de ler o documento. Para facilitar a vida dos vestibulandos, algumas instituições elaboram um Manual do Candidato, que contém praticamente todas as informações do edital, mas com ilustrações, tabelas e linguagem mais acessível.

Se seu vestibular não tem Manual do Candidato e você tem dificuldade em ler o edital, não se desespere. Existem atalhos para ler o documento! Como assim? Você pode usar a ferramenta de busca para encontrar as informações mais importantes do edital. Na maioria dos programas, a busca é ativada digitando Ctrl + F.

Confira os termos mais importantes que você precisa pesquisar no Edital.

Inscrições

Pesquisando por “inscrições” ou “requisitos” você saberá se poderá participar do vestibular. Essa parte do edital detalha quem pode e como se inscrever. Há o valor da taxa com prazo de pagamento, período de inscrições e link para cadastro. 

Isenção

Se o vestibular for de universidade pública, há possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. Geralmente, candidatos de baixa renda e de escolas públicas têm esse benefício. Algumas  instituições particulares também concedem isenção da taxa, como a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Cotas

Ainda sobre os vestibulares de instituições públicas, alguns candidatos podem se inscrever como cotistas. Ler sobre as cotas no edital é importante porque os requisitos variam muito. Além disso, os candidatos cotistas precisam obedecer prazos específicos e entregar documentos comprobatórios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conteúdo programático

Talvez essa seja a parte mais importante do edital, afinal, não tem como fazer um vestibular sem saber o que estudar. Pesquise quais assuntos vão cair na sua prova e se a instituição tem uma lista obrigatória de obras literárias. 

Atenção: algumas instituições divulgam o conteúdo como um anexo do edital, ou seja, um material separado.

Locais de provas

Depois de ler sobre a inscrição e o que estudar, o próximo passo é consultar quando serão divulgados os locais das provas. Geralmente, essa informação é divulgada no Cartão de Confirmação de Inscrição. Em alguns estados, como no Paraná, os locais de provas também são chamados de ensalamento. Procure por essas palavras no edital e anote na agenda a data de divulgação.

Provas

Uma outra parte importante do edital é o item que fala sobre as provas. Aqui o candidato saberá como funciona o processo seletivo, quantas etapas terá, divisão das provas, dias, horários, cidades de aplicação etc. 

Critérios de seleção

Um item do edital que às vezes passa despercebido é o que fala sobre os “critérios de seleção” ou “formas de avaliação”. É fundamental saber quais disciplinas têm mais peso para o seu curso, as possibilidades de eliminação e como a pontuação é calculada.

Matrículas

Esta parte do edital deve ser lida com atenção, pois traz dias, horários e documentos exigidos para a matrícula dos aprovados. Antes do vestibular, verifique se possui toda a documentação necessária para o registro acadêmico.

Chamadas

No caso de quem não for aprovado, às vezes, o edital informa sobre possíveis chamadas de aprovados após o resultado. Essas chamadas também recebem o nome de reclassificação, remanejamento, repescagem e chamamento. Fique ligado!