Por Objetivo Sorocaba

O número de crianças matriculadas na Educação Infantil no Brasil cresceu muito nos últimos anos. É cada vez mais comum ver as instituições de ensino se preocupando em adaptar o ambiente para maximizar o desenvolvimento infantil. E hoje em dia, os pais já compreendem que é possível, e necessário, ter uma Educação de qualidade na primeira infância, e não apenas deixar as crianças em algum lugar para “passar o tempo” enquanto eles trabalham.

Entretanto, mesmo com tantas mudanças, a Educação Infantil nunca participou das avaliações em larga escala no Brasil. Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diz que a expectativa é que a uma primeira avaliação seja feita em 2021. Os estudos sobre o tema já começaram dentro do instituto e a perspectiva é de que a Avaliação Nacional da Educação Infantil avalie as condições de oferta dessa etapa de ensino.

Mas mesmo sem uma avaliação oficial do governo, ainda há diversas maneiras de identificar os erros e acertos de cada instituição. Pensando nisso, trouxemos alguns alertas de uma Educação Infantil sem qualidade. Preste atenção nos sinais e evite escolas com essas práticas:

Metodologia indefinida

Toda instituição de ensino precisa ter um planejamento do que será apresentado aos estudantes. Na Educação Infantil não é diferente. Verifique com a coordenação qual a proposta pedagógica e os tipos de atividades que serão realizadas com as crianças. Embora algumas instituições acreditem que atividades estruturadas podem não ser tão lúdicas, é necessário haver um planejamento base sobre o que se pretende desenvolver.

Se uma instituição não parece ter uma metodologia pré-definida, é melhor procurar por alternativas.

Profissionais não qualificados

Principalmente quando falamos de Educação Infantil, é extremamente importante poder contar com um quadro de profissionais qualificados. Um educador em um berçário, por exemplo, deve saber como lidar com as crianças de maneira a fazer com que as atividades fluam naturalmente. Além disso, é tranquilizante poder deixar as crianças na companhia de pessoas responsáveis e preparadas para ajudá-las a se desenvolverem da melhor forma possível.

Cuidado com as auto avaliações

Sempre que for pesquisar sobre uma instituição de ensino, busque as opiniões de outros pais e pessoas que já passaram por lá. As avaliações feitas pela própria escola podem ser infladas e passar uma ideia de que as coisas são melhores do que a realidade. Por via das dúvidas, busque uma segunda opinião.

Métodos de avaliação

A avaliação na Educação Infantil não se trata de classificar o desempenho das crianças, como vemos no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Aqui, a avaliação serve para que os educadores identifiquem quais práticas estão trazendo os resultados esperados.

Pergunte à coordenação quais métodos de avaliação são utilizados e certifique-se de que você esteja matriculando seu filho na melhor opção possível.

Gostou desse artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a conscientizar outros pais sobre o que procurar em um Ensino Infantil de qualidade.

Objetivo Sorocaba

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!