Como funciona o Sistema Fies

Boa parte dos procedimentos relativos ao Fies é feito pela internet, por meio de um sistema gerenciado pelo MEC.
Por Rafael Batista

A maioria das operações relacionadas ao Fies são realizadas pela internet.
A maioria das operações relacionadas ao Fies são realizadas pela internet.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Inscrever-se para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um processo rápido e simples. O Ministério da Educação (MEC) deixa à disposição do candidato e das instituições um sistema composto por três sites: SisFies Portal, SisFies Aluno e SisFies Mantenedora.

Tire suas dúvidas sobre inscrições no Fies

O Sistema Fies Portal (SisFies Portal) oferece, especialmente aos candidatos, todas as informações do programa. Nesta página, o estudante pode ainda simular o financiamento, fazer renegociação das parcelas em atraso e, dentro do prazo previsto, solicitar o aditamento de contrato.

Por ser uma página generalista, por meio do SiSFies Portal os usuários podem ser direcionados para outros sites específicos, com é o caso do SisFies Aluno e o SisFies Mantenedoras. Em alguns casos, a página pode ser de acesso restrito, exigindo do usuário um login e senha.

Tópicos deste artigo

SisFies Aluno

O SisFies Aluno é página usada pelos beneficiários do programa para atualizar informações, acompanhar as solicitações e realizar aditamento de contratos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos links da primeira página do SisFies Portal levam a uma página de login, pois é necessário que o estudante valide os dados pessoais para ter acesso a informações restritas, é o caso do SisFies Aluno. No entanto, é importante saber que este sistema informatizado só pode ser acessado por estudantes que já contrataram o financiamento.

A página de inscrições para novos contratos é outra, neste caso o fies.mec.gov.br. Para esta, as informações para login são as mesmas usadas para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mantenedora

Paras as instituições que aceitam financiamento de cursos superiores pelo Fies, o SisFies Mantenedora oferece a possibilidade de acompanhar as operações relacionadas à faculdade dentro do programa. Além disso, nesta página é possível iniciar o processo de adesão ao Fies.

O Sistema Fies para as entidades mantenedoras também permite a atualização cadastral e consulta ao saldo do Certificado Financeiro do Tesouro (CFT) e extrato de repasse. Não é possível que outras pessoas, a não ser gestores das mantenedoras, tenham acesso a este sistema.

Assista às nossas videoaulas