Como conquistar a nota máxima na redação do Enem?

Confira dicas para se sair bem na prova

Publicado em 06/07/2021 - 12:11 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

As provas do Enem 2021 são só em novembro, mas a preparação tem de começar bem antes. O candidato não deve deixar para estudar em cima da hora. Aliás, essa é a dica número um para quem quer ter sucesso no exame. E a redação – a temida redação – é, claro, um dos principais desafios. Afinal de contas, ela vale mil pontos.

E para se sair bem, o estudante precisa dominar a escrita, o tema e entender o que está sendo pedido. Essa é a recomendação da professora Paloma Abdallah.

“O primeiro passo é conhecer os critérios de correção do Enem. Então, o aluno ele está escrevendo para um leitor específico. O corretor de redação, ele precisa atribuir a nota a partir das cinco competências pré-estabelecidas.  Então, quando você conhece essas competências você adéqua a sua escrita ao que a banca espera de você”, declarou.

Aliás, de competências na redação, a estudante Letícia Sant’Anna entende bem. Em 2018, fez a prova como treineira. E gabaritou a redação. Ela considera que a gramática requer atenção especial.

“A partir do terceiro erro gramatical você já vai perdendo 40 pontos. Então, estudar a gramática, regras de português, como uso da crase, uso da vírgula, emprego de conectivos e construção de períodos de acordo com a sintaxe é muito importante”, disse.

 A estudante Isabela Saraiva também é boa de redação. Tirou nota máxima no último Enem. Para ela, nada de deixar para a última hora. Ir treinando, produzindo redações semanalmente, é fundamental.

“No meu caso, era pelo menos uma por semana e, às vezes, até duas. Eu não recomendo deixar para fazer várias redações próximo da prova. O ideal é começar no início do seu processo de preparação e manter essa constância até o final do ano”, afirmou.

Conhecimento geral também é importante. A professora Paloma Abdallah dá mais uma dica: se manter bem informado, com uma boa noção do que está acontecendo no Brasil e no mundo pode ser a chave para um bom desempenho na prova.

“Segue perfis de veículos tradicionais de imprensa, acessa o site da Agência Brasil, escuta a Rádio Nacional. Busca saber o que está sendo discutido no país. Porque isso vai nos ajudar a construir criticidade e uma bagagem de informações para o nosso texto dissertativo-argumentativo”, concluiu.

Lembrando que as provas do Enem este ano serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão impressa quanto a digital. E importante: as inscrições terminam agora, dia 14, quarta-feira da semana que vem.

* Com supervisão de Sâmia Mendes.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo