Por Colégio BONJA

A vivência escolar da criança e do adolescente é repleta de fases e todas elas estão interligadas. O que eles aprendem em determinada série é essencial para o desenvolvimento do aprendizado no futuro.

Por isso, é muito importante ter em mente que a qualidade de ensino no Fundamental pode influenciar de diversas maneiras os estudos de seu(sua) filho(a) no Ensino Médio. Entender como isso acontece interfere diretamente na escolha da escola, nos resultados e desempenho do estudante.

Quer tirar todas as suas dúvidas a respeito deste assunto? Continue a leitura e veja alguns tópicos interessantes a respeito!

Como a qualidade de ensino do Fundamental se relaciona com os estudos no Ensino Médio?

O Ensino Médio é uma etapa repleta de desafios. É nela que o estudante tem uma rotina mais robusta de estudos, com foco total no Enem e nos vestibulares.

Por ser uma fase extremamente decisiva, o(a) aluno(a) precisa estar muito bem preparado. Isso requer um Ensino Fundamental de qualidade, que dê total embasamento em termos de aprendizagem, na teoria e na prática.

A qualidade do fundamental também é uma forma de garantir que o(a) aluno(a) permaneça bem integrado no ambiente escolar; além de manter a disciplina em sala, nos estudos em casa, e construir um pilar de confiança a respeito de sua capacidade e desempenho.

Como escolher uma boa escola que assegure todos esses fatores?

Ter um ensino de qualidade não se resume a professores qualificados e a materiais didáticos completos. É claro que essas duas questões são essenciais para o bom desempenho do(a) aluno(a), mas é preciso ter um olhar direcionado também a qualidade da escola como um todo.

Para escolher uma boa instituição observe também os seguintes pontos.

Primeiro, observe a linha de ensino seguida pela escola, quais são seus modelos e vertentes educacionais e com quais metodologias ela trabalha. Se preciso for, converse com o coordenador pedagógico a respeito do assunto.

Verifique também se essas propostas se adequam às necessidades e prioridades do(a) seu (sua) filho(a). Ou seja, como funciona o calendário escolar, o horário de aula, as monitorias e reforços, entre outros. Por fim, procure informar-se sobre como é a adaptação às novas tendências e tecnologias da educação.

Por que é importante acompanhar os resultados e o desempenho do(a) seu(sua) filho(a)?

A qualidade do ensino, somada a uma boa escola, com certeza darão respaldo para que seu(sua) filho(a) apresente um desempenho satisfatório. No entanto, é indispensável acompanhar os resultados de perto.

Fundamental 1 — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Conversar sobre suas dificuldades e entender o que ele precisa até completar o 9º ano é uma forma de vencer obstáculos e dificuldades antes que ele chegue ao Ensino Médio.

Fica mais fácil prever possíveis necessidades que ele terá, além de começar a trabalhar isso junto aos professores e à organização da escola. Como o Ensino Médio tende a ser mais pesado, ele conseguirá lidar com as dificuldades com apoio e liberdade para pedir ajuda quando julgar necessário.

Como é possível perceber, é impossível desvincular a qualidade de ensino no Fundamental aos estudos do Ensino Médio. Mas agora que você já sabe o que é importante considerar a respeito dessa relação, poderá monitorar de perto os estudos e os passos acadêmicos de seu(sua) filho(a).

Você acha esse conteúdo importante? No Colégio Bonja, acompanhamos passo a passo a evolução dos(as) alunos(as).

Colégio BONJA

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!