Por Escola SEB


Indo diretamente ao ponto: que tal apostar em uma escola integral para seu filho? Ao contrário do que muitos pais podem pensar, essa metodologia não beneficia apenas crianças no primário e no Ensino Fundamental, viu? Na verdade, a educação integral constitui uma excelente alternativa para adolescentes em fase de ingresso no Ensino Médio, já que proporciona importantes resultados nos vestibulares. Pronto então para entender melhor o funcionamento das instituições que adotam o turno integral, conhecendo direitinho seu funcionamento e seus benefícios? Pois basta acompanhar nosso post de hoje:

Escola integral: o que é e como funciona?

Sistema de ensino implementado em muitos dos países considerados como referência em educação no mundo (tais como Finlândia, Irlanda, Chile e Coreia do Sul), o turno integral tem sido introduzido na realidade brasileira como uma ótima opção para o cotidiano cada vez mais corrido das famílias. Afinal de contas, são muitos os pais que trabalham o dia todo e, por isso, não dispõem de tempo suficiente para acompanhar as tarefas escolares dos filhos. Também nesses casos, a aposta em tal estilo educacional é mais que recomendada. Pense bem: enquanto a média de tempo que os alunos passam nas escolas tradicionais é de 5 horas diárias, o turno integral ocupa 9 horas do dia das crianças!

E como esse modelo educacional influencia muito na qualidade do ensino em si, até o nível de desenvolvimento do país é elevado, tendo em vista o aproveitamento do tempo passado no colégio e as atividades extracurriculares geralmente oferecidas durante o período. Nesse contexto, ensino de idiomas, orientação nutricional, práticas esportivas, opções de lazer e cultura, auxílio no cronograma de estudos e acesso à tecnologia são apenas algumas das opções oferecidas por instituições com boa infraestrutura e planejamento voltados para o ensino integral. O máximo aproveitamento do tempo com atividades educacionais é, inclusive, uma das maiores vantagens da metodologia.

Como o próprio nome já sugere, a escola integral tem como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes de forma global, incluindo aspectos que vão muito além da grade de ensino convencional. Dessa forma, o aluno conta com uma formação completa. Envolvendo excelência no ensino e aperfeiçoamento das habilidades sociais e culturais, esse tipo de projeto ajuda o aluno a aprender conteúdos de uma forma bem mais dinâmica e enriquecedora, ultrapassando os limites da sala de aula. Nesse cenário, além de poder vivenciar o que foi aprendido na teoria, o estudante também pode complementar sua formação em cursos profissionalizantes, oficinas de arte e laboratórios de informática. Lembrando que as possibilidades de crescimento variam de acordo com a faixa etária dos alunos.

Ensino Médio: quais são as vantagens para o vestibular?

Quando o assunto é a relação entre o Ensino Médio e o período integral, uma temática se destaca das demais, chamando a atenção tanto dos pais quanto dos alunos: trata-se da preparação para os processos seletivos com a tão desejada aprovação em universidades de renome. Já reparou como muitos dos colégios que são destaque no ENEM são frequentemente os integrais? Pois o método realmente é considerado um dos mais eficientes para se passar no vestibular. Quer saber por quê? Acompanhe alguns dos motivos:

— Foto: Divulgação

Produtividade como resultado de menos tempo ocioso

A extensa carga horária oferecida pelas escolas integrais pode até assustar à primeira vista, mas é preciso ter em mente que mais tempo dentro do colégio é, muitas vezes, o diferencial para vencer os obstáculos rumo ao sucesso. Isso porque, como já abordamos aqui, essas horas extras são aproveitadas da forma mais produtiva possível pelas instituições integrais, oferecendo aos vestibulandos um ambiente educacionalmente preparado com as novas tecnologias de ensino em paralelo à rotina tradicional do Ensino Médio.

Para obter uma formação completa, em conjunto com o currículo tradicional, preparando o aluno para o ENEM e os demais vestibulares, a escola ainda oferece momentos de lazer e de formação humana. E esses ingredientes são indispensáveis para uma preparação saudável e satisfatória para os processos seletivos das universidades, pois permitem que o aluno faça uma pausa no estudo teórico a fim de relaxar mente e corpo. Evita-se, assim, a exaustão e o estresse.

Treinamento específico aliado ao currículo escolar

Especialmente por saber investir e distribuir melhor o tempo dos alunos é que a escola integral é apontada como mais vantajosa que os padronizados cursinhos pré-vestibulares. A diferença está basicamente nos objetivos: enquanto os cursinhos focam em treinar o aluno para as provas, a escola proporciona conhecimentos e atividades extracurriculares que ajudam a melhorar as competências exigidas pelos processos seletivos. E tudo isso sem deixar de aplicar simulados e testes direcionados para medir o desempenho no vestibular.

Melhoria no rendimento e suporte para estudos

O ensino integral também promove muitas melhorias no desempenho e no rendimento geral do estudante. Isso se deve ao fato de haver um horário especialmente destinado ao estudo para as provas, contando com a ajuda de monitores e professores para tirar dúvidas e resolver exercícios. Além disso, contar com orientações para o bom planejamento e para a organização do tempo é uma grande vantagem nessa etapa da vida estudantil, quando um volume enorme de conteúdo deve ser apreendido e revisado com o máximo de atenção.

— Foto: Divulgação

Formação ampla como garantia de melhores resultados

Retomando o termo integral da metodologia, é importante reforçar que a qualidade desse tipo de educação oferece uma formação que abrange os conteúdos específicos do currículo, além do treinamento direcionado para passar no vestibular e para o desenvolvimento de competências que ultrapassam o ensino tradicional. E essa combinação resulta em uma vivência muito mais rica, refletindo diretamente em melhores resultados nos processos seletivos.

O contato com a tecnologia, com cursos profissionalizantes, com projetos culturais e aulas externas habilita uma educação alinhada com as competências cobradas no ENEM e nos vestibulares. Ao aperfeiçoar as habilidades dos alunos, mantendo os estudantes antenados às questões relativas a seu tempo e com o devido foco nos objetivos acadêmicos e profissionais, o sucesso estará praticamente garantido.

Viu como a escola integral se destaca na oferta de um Ensino Médio que oferece uma preparação completa para o vestibular? Pronto para fazer seu filho ultrapassar os limites da sala de aula? Então confira o que a Escola SEB Unidade Lafaiete tem a oferecer!

Escola SEB
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1