Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco


Proposta é para acompanhar escolas de ensino integral até sua consolidação em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Foi aprovada na sessão desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a criação de uma Comissão Especial Parlamentar Mista para acompanhar e fiscalizar o funcionamento das escolas de ensino em tempo integral de Rio Branco. O requerimento foi assinado pelo deputado estadual Nelson Sales (PV). Em março deste ano, as aulas em tempo integral foram iniciadas.

Atualmente, sete escolas funcionam em tempo integral na capital acreana: Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb); Escola Jornalista Armando Nogueira; Escola Estadual Sebastião Pedrosa; Escola Estadual Boa União; Escola Humberto Soares da Costa; Instituto Estadual Lourenço Filho (IELF) e a Escola Glória Perez.

A Secretaria de Estado de Educação Esporte (SEE-AC) informou que o modelo, inicialmente implantado apenas no ensino médio, tem capacidade total para atender 3,7 mil alunos. No entanto, no momento, de acordo com o órgão, existem 3,5 mil matriculados. O governo quer que, em 2018, o sistema seja ampliado ainda para o ensino fundamental e rural.

Conforme o deputado, a ideia é acompanhar e fiscalizar os serviços oferecidos pelas escolas de ensino integral até a sua consolidação. Assim como, verificar as condições de trabalho dos profissionais que atual no programa educacional de tempo integral.

A comissão, de acordo com o requerimento, deve ser composta por membros das Comissões de Educação, Serviços Públicos, Segurança e Criança e Adolescente já existentes na Aleac.

"Recentemente recebemos os professores e eles nos relataram uma série de situações que estão enfrentando, desde a falta de material, merenda, pessoal até segurança. Com base nisso, entramos com esse requerimento para acompanhar até a consolidação desse programa", informou o deputado.

O diretor de Gestão da secretaria, Evaldo Viana, afirmou que indiretamente já existe uma comissão que acompanha as escolas. "Estamos dispostos a participar dessa comissão. Aceitamos toda e qualquer ajuda que venha melhorar o funcionamento não só das escolas de tempo integral, mas também de todas as outras", declarou.

Protesto dos servidores

Os servidores de escolas que funcionam com ensino em tempo integral fizeram uma manifestação, na última quinta-feira (1), em frente à Aleac para reivindicar o pagamento de uma bolsa que, segundo eles, ainda não foi repassada pelo governo.

A categoria reivindicou ainda mais segurança dentro das instituições e mais efetivo. Devido à manifestação, ao menos três escolas ficaram sem aulas em Rio Branco.

Nesta terça (6), os servidores tiveram resultado favorável para o recebimento do benefício, já que a Aleac aprovou a emenda que regulamenta o pagamento da bolsa-auxílio.

O diretor de Gestão da Secretaria Estadual de Educação, Evaldo Viana, informou ao G1, que o benefício da bolsa será incluído na folha de pagamento do mês de junho dos servidores. Segundo ele, a categoria vai receber o retroativo equivalente aos três meses, abril, maio e junho.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1