Brasil Educação

Comissão do Enem quer vetar itens ofensivos a 'símbolos, tradições e costumes nacionais'

Nota técnica do Inep aponta que 'segmentos e grupos sociais' devem ser também preservados de ataques no exame
Estudantes chegam para fazer Enem 2016 no Rio Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Estudantes chegam para fazer Enem 2016 no Rio Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

BRASÍLIA- A comissão criada pelo governo para inspecionar itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quer "identificar abordagens controversas com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais". Esse é o objetivo descrito na nota técnica produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para ditar as diretrizes do grupo.

A criação da comissão foi oficializada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. Em fevereiro, o GLOBO revelou que o grupo estava sendo formado para inspecionar itens do Enem considerados pela atual gestão com viés "ideológico". O trabalho que os três integrantes fará é chamado de "leitura transversal", que pode acontecer, segundo a nota técnica, previamente à montagem da prova. Isso para diminuir os riscos de ter que fazer alterações no exame após o término da montagem. A nota técnica é assinada pelo diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Paulo Cesar Teixeira.

O documento não traz exemplos ou explicações sobre o que será considerado ofensivo ou controverso. A nota defende que "avaliadores externos atuem no processo de validação de conteúdo dos itens, de forma que a análise não perpasse aspectos formais e pedagógicos, mas temáticas que não se coadunam com os objetivos do exame".