Por G1 ES


Começa a transmissão de aulas para os 240 mil alunos da rede estadual do ES

Começa a transmissão de aulas para os 240 mil alunos da rede estadual do ES

As aulas por meio de canais de televisão abertos já começaram a ser transmitidas para cerca de 240 mil alunos da rede pública estadual do Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), no momento, os vídeos que começaram a ser exibidos na quarta-feira (15) não substituem as disciplinas do ano letivo escolar, mas servem como uma forma de manter alunos e professores conectados. 

As videoaulas, criadas a partir do Programa EscoLAR, serão transmitidas durante todo o período de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4 às segundas, quartas e sextas, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para ter acesso aos conteúdos que serão ministrados e aos horários das disciplinas, os alunos devem entrar na página do programa EscoLAR e procurar pela opção "Grade de Programação da TV". 

Alunos devem entrar na página do programa EscoLAR e procurar pela opção 'Grade de Programação da TV' — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O secretário estadual de Educação, Vitor de Angeli, indica também que os estudantes, assim como suas famílias, sintonizem novamente suas TVs para que possam ter acesso aos canais, que foram criados recentemente. 

Há um mês, Matheus Ranniery, de 16 anos, estuda em casa com o auxílio de livros que ele já tinha e de conteúdos que acessa pela internet. O adolescente, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, é um dos estudantes da rede pública estadual que têm acesso aos conteúdos do programa EscoLAR. 

Matheus Ranniery é um dos estudantes da rede pública que acessarão as aulas pela TV — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"Eu só tenho um pouco de receio de que as aulas não acompanhem o conteúdo das salas de aula. Mas com certeza eu vou participar", afirma Matheus. 

O secretário de Educação pontua que os estudantes podem ficar despreocupados, pois as videoaulas não substituirão as disciplinas presenciais neste momento.

"É apenas isso, mas já é um grande passo, que é permitir que alunos e professores estejam em contato e as famílias com as escolas também", destacou o secretário. 

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!