Por G1 Tocantins


Estudantes fazem prova do Enem nestea terça-feira (11) — Foto: Yonny Furukawa/TV Anhanguera

Começou a prova do Enem para os estudantes que não fizeram o exame em novembro, no município de Porto Nacional. A primeira prova foi cancelada porque faltou energia em uma faculdade particular. No Tocantins, 755 candidatos deixaram de responder as questões no dia 4 de novembro.

Muitos dos candidatos até gostaram de ter a prova cancelada. Isso porque tiveram mais tempo para estudar e revisar o conteúdo.

O exame está sendo reaplicado nos colégios estaduais Dr. Pedro Ludovico Teixeira e Félix Camoa. Alguns estudantes chegaram cedo, antes mesmo de os portões serem abertos e tiveram que esperar.

A queda de energia prejudicou a maioria dos candidatos que faziam prova no local, mas segundo o Inep, algumas pessoas conseguiram terminar a tempo e não entraram na contagem. No dia do cancelamento, os estudantes respondiam questões de linguagens, ciências humanas e redação.

Entenda

A primeira prova do Enem foi cancelada em uma universidade particular em Porto Nacional, a 66 km de Palmas. O estudante Flayo Matos disse que os candidatos foram liberados por volta das 14h, porque os aparelhos de ar-condicionado pararam de funcionar por causa da queda da energia elétrica.

O Inep confirmou que a prova foi cancelada em razão da falta de energia elétrica e que a prova seria reaplicada.

O ITPAC, em Porto Nacional, informou que aluga a infraestrutura para a realização do Enem, mas que não é responsável pela logística do certame. Disse ainda que houve interrupção no fornecimento de energia elétrica, por causa de problemas na rede da Energisa, responsável pelo serviço no Tocantins e que foram abertos chamados (Ordem de Serviço) juntos à empresa, para que houvesse o restabelecimento no serviço.

Já a concessionária de energia elétrica no Tocantins, a Energisa, informou que o transformador de energia que alimenta o prédio é da própria faculdade, e que, neste caso, o problema foi na rede interna de responsabilidade do estabelecimento de ensino.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1