ESG
PUBLICIDADE

Por Eliane Sobral


Parceria entre Americanas e UNICEF busca promover dignidade menstrual e combater evasão escolar no Norte e Nordeste Divulgação — Foto:
Parceria entre Americanas e UNICEF busca promover dignidade menstrual e combater evasão escolar no Norte e Nordeste Divulgação — Foto:

SÃO PAULO - A menstruação nunca foi novidade. O que mudou muito recentemente foi a forma de tratar o assunto. E em duas direções: a primeira, derrubar os estigmas que, curiosamente, sempre acompanharam uma questão fisiológica, e a segunda, cuidar para que corpos que menstruam tenham, no mínimo, acesso a absorventes.

O problema é global. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que uma em cada dez meninas perdem aulas quando estão no período menstrual por falta de absorventes higiênicos. No Reino Unido, 40% das meninas já tiveram que improvisar a contenção do fluxo menstrual com papel higiênico porque não podiam comprar absorventes. No Brasil, as soluções são ainda piores, como o uso de miolo de pão, papel jornal e até sacolas plásticas.

A própria ONU estima que o contingente de pessoas vivendo em situação de pobreza menstrual seja de 500 milhões de pessoas – uma em cada quatro no Brasil, e uma em cada 5, nos Estados Unidos. Por aqui, absorventes higiênicos têm carga tributária maior, de 34,48%, do que alguns tipos de computadores, 24,30%.

“Não falta apenas absorventes, mais de 320 mil alunas estão em escolas sem banheiros e mais de 1 milhão não têm papel higiênico nas escolas”, afirma Rayane França, oficial da área de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil, citando dados de estudo divulgados pela entidade em 2021.

Na semana passada, o UNICEF ganhou um novo parceiro no combate à pobreza menstrual no Brasil. Em parceria com a varejista Americanas S.A. vai instalar estações de lavagem de mãos em escolas do Amazonas e do Maranhão. Também vão trabalhar no esclarecimento e formação de adolescentes e líderes comunitários sobre o tema e distribuir kits de higiene a adolescentes e escolas.

Sete mil crianças e adolescentes beneficiadas

Pelas contas de Bruna Saboia, gerente de sustentabilidade da Americanas, cerca de sete mil crianças e adolescentes, além de educadores, serão impactados pela iniciativa, centralizada no interior dos estados do Norte e Nordeste do Brasil. A parceria também prevê o fortalecimento de estratégias de Busca Ativa Escolar do UNICEF na região Norte do Brasil.

Bruna Saboia lembra que a parceria com o UNICEF e a empresa já vem desde 2015 e é orientada especialmente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) quatro, para a promoção de educação de qualidade; a ODS 5, de igualdade de gênero e a 10, para a redução das desigualdades.

Mercado financeiro e a ambição de ser ESG: Qual a distância dessa ‘estrada’ e quanto já foi percorrido?

Há 11 anos trabalhando na Americanas e há dez respondendo pela área de sustentabilidade, Bruna diz que, trabalhar com parceiros estratégicos e em projetos de longo prazo é um dos pilares da companhia.

Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas Divulgação — Foto:
Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas Divulgação — Foto:

“Começamos cedo, estamos há muito tempo nessa jornada, até por pressão dos investidores”, afirma a executiva que calcula em pelo menos 70 mil jovens impactados pelas políticas de responsabilidade social da companhia.

Apesar das diversas ações desenvolvidas pelo mundo corporativo, o combate à pobreza menstrual só agora entrou na pauta.

“Todas as pautas que impactam o universo feminino ganharam destaque recentemente. E isso é um reflexo de uma geração muito mais crítica, que questiona e cobra mais e que está contribuindo para fazer a diferença”, afirma Bruna Sabóia.

Combate à pobreza menstrual

Exemplo desse novo perfil, é a fundadora da organização não governamental Projeto Luna, Victória Dezembro, de 24 anos. Depois de passar quatro anos estudando negócios da moda em Florença, na Itália, Victória colocou dinheiro do próprio bolso para montar kits de combate à pobreza menstrual. Desde que fundou a ONG, em 2020, já distribuiu 932 kits, totalizando 27,9 mil unidades de absorventes.

Alunas enfrentam falta de absorventes, papel higiênico e até banheiros nas escolas Divulgação — Foto:
Alunas enfrentam falta de absorventes, papel higiênico e até banheiros nas escolas Divulgação — Foto:

O Projeto Luna conta com parceiros eventuais. Empresas como Ambev, Center Norte e Siemens, entre outras, já apoiaram a causa.

“Há uma perda enorme de geração de riqueza no mundo quando meninas não conseguem estudar ou mulheres não podem trabalhar. No limite, são médicas, engenheiras e professoras com as quais a sociedade deixa de contar”, diz Victória citando um estudo do Banco Mundial que indica que a cada 1% na proporção de mulheres com ensino médio, a renda per capita anual de um país aumenta 0,3%.

Fechar a lacuna de desemprego entre meninas e meninos adolescentes resultaria em um aumento de até 1,2% no PIB em um ano. “Ninguém deveria ficar para trás só porque menstrua”, conclui.

De acordo com Rayane França, que no UNICEF responde por nove estados da região Norte do Brasil, o programa em parceria com a Americanas deve começar em dois meses – tempo necessário tanto para a articulação com estados e municípios, quanto para o engajamento das lideranças locais.

“A maioria da população é de ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Quando vamos às escolas, dizer o que é dignidade menstrual, não são poucas que dizem que não sabiam que ir para a escola é um direito e que não sabiam que não ter absorvente higiênico fosse um problema comum”, afirma Rayane.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Ele foi a voz de Magneto, de X Men, e de Hagrid, em Harry Potter

Morre José Santa Cruz, ator e dublador, aos 95 anos

Sócios foram retirados de voo da Latam com destino à Maceió (AL) nesta quinta-feira

Quem são Kel Ferreti e Igor Campioni, influenciadores expulsos de avião pela PF por brincadeira com 'bomba'

Casa afirma que medida é constitucional e que Congresso Nacional tem compromisso com a responsabilidade fiscal

Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento de empresas

Ministros analisam se mantêm ou derrubam decisão que suspendeu restrições para indicação de políticos

STF marca para 8 de maio retomada de julgamento sobre Lei das Estatais

Internautas também lembraram que a atriz já estava vivendo um romance com Neymar em 2012

Foto mostra como Bruna Marquezine e João Guilherme eram há 10 anos atrás e diferença de idade gera debate; veja

Desembargador da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio diz que sua sentença prevalecia sobre a determinação de colega, por isso, a medida protetiva contra companheiro foi mantida

Caso Regina Gonçalves: Nova decisão do Tribunal de Justiça determina que marido de socialite continue afastado

Anúncio ocorre um dia depois de o Conselho Superior de Esportes informar a criação de um 'Comitê de Supervisão' que irá 'regular' a RFEF durante os próximos meses

Federação Espanhola de Futebol tem novo presidente após saída de Rubiales por assédio contra jogadora

Moeda está acima de R$5 desde o início de abril. Índice divulgado nesta sexta-feira é um dos analisados de perto pelo banco central americano e pode indicar arrefecimento da economia dos EUA

Dólar cai a R$ 5,11 com dados melhores de inflação nos EUA e no Brasil

Sistema de sinalização já atinge 98,2 km em toda a capital paulista; meta é chegar a 200km até o fim do ano

Projeto da Prefeitura de São Paulo para dar mais segurança aos motociclistas, Faixa Azul ganha espaço em novas quatro vias