Descrição de chapéu Dia da Consciência Negra

Com tema em defesa da democracia, Marcha da Consciência Negra acontece em SP

Manifestação começou pela manhã na avenida Paulista em razão do início da Copa do Mundo e do Enem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ativistas e grupos antirracistas ocuparam algumas vias de São Paulo neste domingo (20) para realizar a 19ª Marcha da Consciência Negra. Neste ano, a celebração da data foi espremida pelo início da Copa do Mundo e pelo segundo dia de provas do Enem.

Às 10h, os participantes começaram a se concentrar no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. Com o ato, a via ficou bloqueada no sentido Consolação.

Do local, o grupo iniciou uma caminhada em direção ao Theatro Municipal, no centro. Os organizadores afirmaram que 5.000 pessoas participaram da marcha —a Polícia Militar não faz estimativa de público.

Várias pessoas, algumas com vestimentas típicas baianas, se aglomeram na avenida Paulista
Início da Marcha da Consciência Negra na avenida Paulista, junto ao Masp, na manhã deste domingo (20) - Rivaldo Gomes/Folhapress

Sob o tema "Por um Brasil e uma São Paulo com democracia e sem racismo" a marcha homenageou os mortos pelo racismo. Muitos dos presentes comemoraram também a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

Durante o ato, Simone Nascimento afirmou à Folha que um país com futuro e esperança se constrói combatendo o racismo. Ela disse que os últimos anos foram muito duros para a população negra.

"Estamos homenageando nossos mortos, não só dá pandemia do coronavírus, mas pela violência racista dos últimos anos, como a Marielle Franco, o Moa do Katendê e o Genivaldo, no carro da PRF. Eles foram o simbolismo de como o Brasil virou para a extrema direita e muito latente contra a população negra", disse Nascimento.

"Falamos de direitos transversais, como, por exemplo, o fim da emenda constitucional 95 [que instituiu o teto de gastos] como garantia dos direitos à educação e saúde para a população negra e todo o Brasil; a necessidade de derrubar a reforma trabalhista para que os mais velhos tenham direito à aposentadoria e os mais novos, ao emprego; a importância de garantir teto para a população negra", afirmou.

"Entendemos que a luta é constante e que com o racismo não há democracia. É preciso acabar com o racismo em todas as áreas".

Para Lígia Aggio Branco, ligada ao Comitê de Combate ao Racismo da zona oeste, a luta antirracista pertence a todos os povos.

"Nós precisamos ir para as ruas justamente para fazer frente às mobilizações da extrema direita. A luta antirracista é de todos, dos negros e dos brancos. O racismo precisa ser punido. Que a população negra tenha voz e autonomia para produzir e implementar as políticas públicas necessárias ao combate ao racismo", afirma.

João Gabriel Moura Campos, do Comitê Popular da Ieda, do Butantã, acha que este tipo de mobilização é importante e deveria ocorrer mais vezes no ano.

"O racismo é um problema que temos que enfrentar cotidianamente. É uma estrutura que mantém as arbitrariedades do poder", afirmou.

Acompanhados por uma batucada, os participantes da marcha espalharam frases de ordem como "Pisa ligeiro, pisa ligeiro. Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro", "Não ao racismo" e "Só fazendo revolução para acabar com qualquer tipo de opressão", entre outras.

A maior parte dos manifestantes não usaram máscaras de proteção contra a Covid-19.

Por volta das 13h30, a chuva dispersou o público, já na descida da rua da Consolação.

O fato de a marcha coincidir com o início da Copa e com o Enem não desanimou os organizadores do evento.

"Nós não nos preocupamos com isso e também gostamos da Copa do Mundo. Os nossos adolescentes entrarão na universidade e darão muito orgulho através das cotas raciais. Estamos fazendo a marcha de manhã e ela também trata do racismo no futebol. O Dia da Consciência Negra está no calendário escolar desde 2003 e o governo federal desrespeitou marcando o Enem hoje, porque privou os jovens de viverem a data", disse Nascimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.