De Boa no Enem 2022

Por g1 RN


Seja na escola ou em casa, tecnologia é grande aliada na preparação para o Enem — Foto: Getty Images

Nos últimos anos, com o advento da tecnologia e os avanços da internet, a área da educação se beneficiou bastante de novos métodos e ferramentas que contribuem para que os estudantes avancem nos seus estudos. Com a data cada vez mais próxima do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante saber como aliar o fator tecnologia na rotina de estudos. Por isso, o De Boa no Enem ouviu o educador Dailton Freire de Andrade Freitas sobre o tema.

A missão, entretanto, não está apenas nas mãos dos alunos. Segundo Dailton, que é coordenador pedagógico do Over Colégio e Curso de Mossoró, os professores têm que investir em novos métodos de ensino que despertem a curiosidade do aluno.

"Vídeos interativos, plataformas de redação, programas e jogos atrelados ao conteúdo, e filmes e séries com temáticas relacionadas às aulas são fundamentais para usar a tecnologia a favor da educação e contribuir para o aprendizado do aluno", explicou.

Um pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostrou que 89% das crianças e dos adolescentes brasileiros são usuários de Internet. Intitulado TIC Kids Online Brasil 2019, o levantamento mostra um panorama que revela novos hábitos.

Sempre conectada, a estudante Ana Loana Diógenes é usuária de vários aparelhos tecnológicos e concilia os formatos tradicionais de estudo com os meios digitais. "Com o auxílio da tecnologia consigo registrar com mais facilidade os conteúdos expostos em sala e com mais agilidade", afirmou a aluna do Over.

Ana também destacou que a tecnologia ajuda bastante na organização de sua rotina, por isso não abre mão dela. "Alguns programas me ajudam a organizar melhor as matérias que tenho que estudar por dia e consigo elaborar planners de acordo com minha rotina", destacou. "Concilio o aprendizado na sala de aula com videoaulas e sites de práticas de exercícios, por exemplo", complementou.

Cuidado e equilíbrio

Com o acesso cada vez mais facilitado às tecnologias, o estudante precisa encontrar um equilíbrio entre o uso para estudar, mas evitando distrações. "É extremamente necessário um plano de estudos atrelado aos benefícios tecnológicos. Mas, nesse planejamento, para manter o foco, a ajuda do professor e da equipe pedagógica da escola são fundamentais", explicou Dailton.

Educador Dailton Freire de Andrade Freitas destaca importância de orientação da escola — Foto: Divulgação

Outro ponto importante é de que o aluno deve ser instruído a pesquisar a fonte da informação e se a mesma já foi transmitida por outros veículos de informação. "Desconfiar de notícias deterministas, que informam apenas uma condição dos fatos, verificar a data para saber se é uma notícia recente e, na dúvida, buscar o auxílio do professor, sempre prezando pela imparcialidade e construção do senso crítico", alertou o educador.

Para o Enem, existem várias plataformas que trabalham com a Teoria da Resposta ao Item (TRI), onde o aluno pode verificar especificamente seus pontos altos e baixos, os conteúdos que necessitam de mais atenção e as suas áreas de maior acerto. De mãos dadas com a escola, a relação com a tecnologia é mais saudável.

Dailton destacou que "o professor tem que investir em novos métodos de ensino que despertem a curiosidade do aluno". Ele finalizou lembrando que "vídeos interativos, plataformas de redação, programas e jogos atrelados ao conteúdo, filmes e séries com as temáticas relacionadas às aulas são fundamentais para usar a tecnologia a favor da educação e contribuir para o aprendizado do aluno".

Enem 2022

Primeiro dia de provas - 13 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

Segundo dia de provas - 20 de novembro

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

VÍDEOS: Mais assistidos no RN nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!