Guia de carreiras

Por G1


Pela manhã, site mostrava notas de corte parciais em cada modalidade. Logo abaixo, informava que o dado só estaria disponível em 23 de janeiro. — Foto: Reprodução

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu as inscrições nesta terça-feira (22) para os candidatos que desejam disputar vaga em universidades públicas. Ao contrário do que ocorreu em edições anteriores e do que estava informado no próprio site (veja imagem acima), a página já exibia pela manhã as notas de corte parciais de cada curso. O site também apresentou dificuldades de acesso e os estudantes criticaram as falhas com memes no Twitter. Nas redes sociais, estudantes comentavam a oscilação das notas de corte (veja abaixo).

Procurado pelo G1, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que houve "lentidão" devido ao grande número de acessos e que o site estava em "normalização". Sobre a divulgação antecipada das notas de corte, a assessoria do órgão aguardava retorno para esclarecer a dúvida apontada pela equipe de reportagem.

Se mantidas as regras adotadas nos anos anteriores, as notas de corte seriam divulgadas somente uma vez a cada dia a partir das 0h de quarta-feira (23). Elas seriam atualizadas no começo da madrugada de quinta (24) e de sexta (25). Nas edições anteriores, no último dia de inscrição os estudantes se guiaram somente pela nota de corte divulgada na madrugada, sem novas atualizações sobre a movimentação das notas nas últimas 24 horas do processo.

Dúvidas e comentários nas redes

Como funcionam as notas de corte?

Em edições anteriores, o Sisu divulgou, uma vez por dia, depois de 24h de inscrição, uma nota de corte parcial para cada modalidade e curso. Ela é uma referência para ajudar o estudante a se inscrever em uma opção na qual realmente tenha chances de aprovação.

Ela é calculada da seguinte forma: supondo que sejam 30 vagas de ampla concorrência no curso de educação física, na universidade X. No primeiro dia, 60 candidatos se inscrevem para essa opção. Entre eles, vão ser aprovados os que tiverem as 30 maiores notas no Enem. Ou seja: a nota de corte será a 30ª mais alta. Exemplo: 642 pontos.

Se, no dia seguinte, alunos com desempenho melhor se inscreverem, esse patamar vai subir. Por isso, é importante ficar atento e selecionar opções em que haja chance real de aprovação. Se a nota do candidato for de 450, dificilmente ele será selecionado em um curso cuja pontuação mínima seja 642. Vale procurar outra opção.

É bom repetir: a nota de corte é só uma referência. Mesmo após a última ser divulgada, nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira, outros participantes podem se inscrever até o fim do dia - o que muda a nota mínima. Consequentemente, só é possível saber se realmente foi aprovado quando os resultados forem publicados na segunda-feira (28).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!