Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1 Tocantins


Portão de faculdade foi fechado para o Enem — Foto: Aurora Fernandes/TV Anhanguera

O Tocantins teve uma abstenção de 54,4% durante o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (17) em todo país. Esse percentual corresponde a 31.713 estudantes inscritos no estado. O Tocantins ficou acima da média nacional, que foi de 51,5%.

O índice de abstenção foi recorde no país. No Tocantins, em comparação com o primeiro dia de provas do último Enem, realizado em 2019, o número quase triplicou. Naquele ano tinham sido 10.845 estudantes faltosos.

Neste Enem, o Tocantins tinha um total de 58.244 inscritos. Um grande aumento em relação ao último exame, quando 46.249 estavam com a inscrição confirmada no dia da primeira prova.

Abstenção Enem 2020 - 17/01

Inscritos Presentes Presentes (%) Ausentes Ausentes (%)
58.244 26.531 45,6% 31.713 54,4%

As avaliações deste domingo (17) foram aplicadas em 31 cidades do estado, com 175 locais de provas e 2.210 salas. Estudantes relataram dificuldade para realizar a prova utilizando máscara e houve falta de energia em uma escola devido à queda de uma árvore na rede elétrica.

O Enem 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro. Apesar dos altos índices de abstenção, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que a prova foi um sucesso.

"No meio de uma crise, mobilizar milhões de pessoas, para mim foi um sucesso", afirmou Milton Ribeiro.

O segundo dia de avaliações será no próximo domingo (24).

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais do G1