Rio
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Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Um projeto que tem sido implementado na rede municipal de educação do Rio tentará reduzir a desigualdade na alfabetização de crianças cariocas. A principal meta da parceria entre a prefeitura e a consultoria Falconi será alcançar até 2024 a marca de 90% dos alunos alfabetizados até o fim do 1º ano. Para isso serão implementados novos processos de gestão, como a capacitação de profissionais da secretaria de educação.

O impacto da pandemia da Covid-19 na alfabetização e aprendizado dos estudantes é um dos pontos abordados na parceria.

— Deve-se alinhar os indicadores para termos mais alunos de 1º ano alfabetizados. É desafiador, mas temos ferramentas necessárias para suprir lacunas de educação a partir dos planos de ação. Nós não renunciaremos aos resultados propostos. Queremos ser referência de educação básica, com resultados que estejam à altura disso — diz o secretário municipal Antoine Lousao

O trabalho está dividido em quatro grandes pilares: Impacto Educacional — assegurando aprendizagem na idade certa com equidade entre os alunos; Educação e Cultura Digital — com o intuito de propiciar o acesso e apropriação de conteúdos e práticas inovadoras como fator de inserção social; gestão para melhorar a eficiência operacional e de gastos e a valorização pessoal com qualificação dos funcionários.

—  Um processo de mudança cultural no sistema educacional do município do Rio conduzido a partir de um direcionamento estratégico e suportado pela implantação de uma governança de resultados, por um maior envolvimento das pessoas e pelo aperfeiçoamento da gestão. Um trabalho de base para elevar o nível de excelência do ensino a médio prazo, com resultados efetivos a partir de 2023. O objetivo é transformar a educação para a educação transformar o Brasil — afirma o diretor dos segmentos de Educação, Serviços de Saúde, Saneamento e Governos da Falconi, Vinicius Brum.

Na primeira etapa da parceria, 130 unidades consideradas prioritárias serão visitadas pelos consultores do projeto. Ainda haverá encontros bimestrais com professores, diretores e colaboradores das escolas para apresentar metas propostas e compartilhar desafios que estão pela frente. No último dia 18, centenas de profissionais se encontraram para debaterem os desafios da alfabetização e educação no Rio.

— Essa reunião iniciou uma mudança na cultura da rede para fortalecer a prática de gestão para resultados educacionais, buscar o entendimento dos problemas e causas, analisar dados e propor as soluções. Só de forma integrada e com atuação sistêmica será possível alcançar resultados sustentáveis

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