Por g1 PR — Londrina


Alunos da rede municipal voltam às aulas, na segunda (7), em Londrina — Foto: Prefeitura de Londrina/Divulgação

O ano letivo de 2022 da rede municipal de Londrina, no norte do Paraná, começa nesta segunda-feira (7) com o ensino presencial facultativo.

Mais de 46 mil alunos estão matriculados nas 179 unidades da rede municipal, na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Para receber os estudantes, o município conta com quase seis mil profissionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), neste ano as aulas serão presenciais. Entretanto, por causa da alta de casos da Covid-19 nas últimas semanas, a ida às instituições é facultativa em fevereiro.

As famílias que optarem por não enviar os filhos neste momento poderão coletar as atividades nas escolas ou creches, para que as crianças executem em casa sem nenhum prejuízo, segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

As faltas não serão contabilizadas, desde que os pais ou responsáveis façam o contato com a escola informando a decisão e compareçam para retirar o material.

Conforme a prefeitura, o retorno às aulas presenciais ocorrerá para todos os estudantes, independentemente do status vacinal deles.

Em Londrina, a vacinação contra Covid-19 está disponível para crianças a partir de oito anos, e nas crianças com 5 anos que integrem o grupo prioritário, com deficiência permanente ou comorbidades.

Segurança sanitária

Segundo a secretaria, as crianças que estiverem com sintomas gripais, como coriza, tosse, dor de cabeça, febre, dor de garganta, não devem frequentar as aulas presenciais, respeitando o isolamento de até 10 dias após o início dos sintomas, ou sete dias contados a partir da realização do exame positivo para Covid-19.

A diretora pedagógica da secretaria, Mariangela Bianchini, informou que não será necessário apresentar um atestado médico, basta que os pais entrem em contato e informem a unidade escolar para agendar a retirada das atividades durante o isolamento da criança.

A recomendação também é válida para os casos em que a criança teve contato direto com pessoa diagnosticada com Covid-19. O ideal é realizar o isolamento, mesmo que não apresente sintomas.

Em 2021, cada unidade escolar ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) elaborou o próprio Plano de Biossegurança para prevenir o contágio e transmissão do novo coronavírus.

O uso das máscaras faciais é obrigatório, tanto para os estudantes como professores e demais integrantes da equipe escolar, e os alunos terão álcool em gel à disposição nas salas de aula.

Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!