Por Escola Hub


A escolha por uma instituição de ensino é um grande desafio vivenciado pelos pais. Além de buscarem atributos mais diretos, como qualidade do ensino e boa localização, outros valores fazem a diferença nessa decisão, como o modelo pedagógico aplicado na escola e a adaptação da criança ao novo ambiente.

As tendências educacionais apontam ainda para uma necessidade de mudança no modelo tradicional do ensino, incentivando uma participação mais ativa dos estudantes durante as aulas, maior uso da tecnologia nos processos de aprendizagem e a preparação do aluno para além do vestibular, de olho na sua formação humana. Assim, o processo de decisão dos pais pela escola deve se tornar ainda mais analítico e criterioso.

Com objetivo de tornar a aprendizagem mais significativa, relevante e eficiente para o estudante, Juiz de Fora acaba de ganhar uma opção inovadora em educação. A Rede Escola Hub inaugurou sua primeira unidade no bairro Bom Pastor e se prepara para oferecer aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (Fundamental 1) no período letivo de 2019. As unidades Infantil, Fundamental 2 e Ensino Médio iniciarão suas atividades a partir de janeiro de 2020. Com a metodologia baseada em projetos reais, a instituição busca posicionar o estudante como parte ativa do processo educacional, através de um ensino colaborativo e personalizado.

Um dos idealizadores da Escola Hub, Thiago Almeida, é Doutor pelo COPEAD-UFRJ, pesquisador, professor e empreendedor educacional. Com mais de 10 anos de experiência na área, ele explica quais são os diferenciais da instituição. “A Hub é uma escola regular, bilíngue e de educação integral. Acima de tudo, é uma escola onde se estuda muito. No modelo tradicional de ensino, o estudante está, na maior parte do tempo, ouvindo o professor. Na aprendizagem baseada em projetos, o aluno estuda o tempo todo, debatendo e pesquisando com os colegas e professores”.

Aprendizagem Integrada a 4 pilares

A Escola Hub é alinhada com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), possui um corpo docente altamente qualificado e vai além ao associar desempenho acadêmico e desenvolvimento humano. Essa integração se dá a partir de 4 pilares fundamentais: arte; pensamento crítico e sustentável; empreendedorismo; cultura maker.

“Nossas crianças vão aprender através de uma experiência em que elas possam ser inventoras, artistas, empreendedoras, cidadãs críticas e sustentáveis. Os conteúdos teóricos chegarão até elas conectados aos projetos e atividades que estiverem realizando”, aponta Thiago.

Maitê Russo, idealizadora e diretora de inovação pedagógica da Escola Hub, complementa: “cada detalhe do modelo pedagógico foi construído a partir do resultado de pesquisas, e é dessa forma que conseguiremos eficácia nos resultados acadêmicos sem descuidar do desenvolvimento holístico dos estudantes”.

Ela também destaca o papel dos pais na educação dos alunos da Escola Hub. “Para nós, a família é parte fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes, já que é ela que viabiliza a continuidade dos trabalhos desenvolvidos no espaço escolar. Além disso, sabemos que a aprendizagem é também um processo afetivo. Por isso, os responsáveis são muito bem-vindos sempre que desejarem”. Maitê é educadora e pesquisadora no campo da Educação, Inovação e Inclusão, sendo membro da International Society of the Learning Sciences.

Sala de Aula — Foto: Divulgação

Educação em tempo integral

Os estudantes terão a opção de entrar no início da manhã e permanecer na Escola Hub até o final da tarde. Além de oferecer mais praticidade e suporte aos pais, a educação em horário integral também é importante na criação de um processo educacional bem-sucedido. “Com mais tempo na Escola, o professor consegue conhecer e acompanhar melhor cada aluno, personalizando sua experiência de aprendizagem”, explica o idealizador.

Ao passar a maior parte do dia na Escola Hub, o estudante será inserido em uma outra vertente que integra o projeto pedagógico da instituição: a educação alimentar. As crianças poderão almoçar e lanchar no local, que vai oferecer uma dieta funcional, com alimentos que ajudam na promoção da saúde e prevenção de doenças.

“Na Hub, a nutrição fará parte do currículo. Vamos aprender sobre o funcionamento do corpo, cadeia alimentar, reações biológicas, etc., para orientar os estudantes a fazerem as melhores escolhas na hora de comer. Teremos também um laboratório de culinária, para as crianças aprenderem a cozinhar (sempre acompanhados de um adulto) e se comportar dentro da cozinha”, destaca Madeleine Gomes de Almeida, nutricionista da Escola Hub, especializada em nutrição funcional. Ela conta que o cardápio vai incluir receitas elaboradas com o mínimo uso de glúten, industrializados, açúcar e sem o leite de vaca.

Refeitório — Foto: Divulgação

Horta — Foto: Divulgação

Para gerar essa consciência alimentar nas crianças, os pais serão orientados para dar continuidade ao projeto em casa e vão receber avaliações sobre as refeições dos seus filhos na escola. Um diferencial extra é a oferta de um buffet especial para as festas infantis dos alunos. “Teremos tudo o que é oferecido em uma festinha tradicional, só que na versão funcional”, detalha a nutricionista. “Vamos criar um estilo de vida saudável e queremos que as crianças o mantenham em todos os momentos”, conclui.

Escola Hub

Endereço: Rua Irineu Marinho, 12 - Bom Pastor

Telefone: (32) 3026-7003

Escola Hub
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1