Por Rebeca Branco, EPTV1


  • Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), tem uma disciplina onde estudantes aprendem e refletem sobre a felicidade.

  • A medida ajuda a reduzir as crises de ansiedade dos adolescentes, que aumentaram depois da pandemia.

  • Alunos observam a si mesmos em duas aulas de 45 minutos.

Escola estadual de São Carlos ensina sobre educação socioemocional aos alunos

Escola estadual de São Carlos ensina sobre educação socioemocional aos alunos

A Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), desenvolve com alunos uma disciplina especial para aprender sobre a felicidade. A iniciativa, que busca diminuir problemas psicológicos, tem ajudado na desenvoltura dos adolescentes.

Medidas como essa podem estar no 2º Fórum ‘Diálogos da Educação’, promovido pelo grupo EP, que prorrogou inscrições até 19 de maio. O projeto deve ser enviado pelo Whatsapp (19) 98899-3788. (Saiba mais na reportagem).

'Felicidade de Ser'

As dinâmicas acontecem uma vez por semana, com duas aulas de 45 minutos que valem conhecimento para a vida. Com o nome ‘Felicidade de Ser’, a disciplina é um momento de parar, refletir e observar a si mesmo.

Ela é opcional e começou com os alunos do ensino médio, mas, por necessidade, foi oferecida também no ensino fundamental.

Estudantes participam de dinâmicas em aula da felicidade em escola estadual de São Carlos — Foto: Renan Ciconelo/EPTV

“A arte vai entrar como uma ferramenta para os alunos se expressarem. Trabalhar com as emoções, perceber o que eles estão sentindo e passar para o papel. No fundamental, a gente vai trabalhar também com dança, que é uma forma deles se movimentarem e trabalharem essa movimentação artística”, afirmou a professora Andrea Farah Vicente.

Na escola, depois da pandemia, houve aumento de 30% no número de alunos com crises de ansiedade dentro do ambiente escolar. Outra mudança, após 2020, é que crianças do ensino fundamental também estão enfrentando desafios em relação à saúde emocional.

“Muitas crises de ansiedade, auto-mutilação. Antes mais eram alunos do ensino médio e agora a gente tem percebido uma grande crescente nos pequenos, desde o 6º ano, essas questões emocionais muito agravadas”, disse a vice-diretora Priscila Micelli.

Círculo de acolhimento

‘Felicidade de Ser’ é um momento de parar, refletir e observar a si mesmo em escola estadual de São Carlos — Foto: Renan Ciconelo/EPTV

Muito além de uma roda de conversa ou exercícios para relaxar, o círculo feito por alunos representa acolhimento.

“A gente tem visto os alunos mais focados, mais tranquilos. A gente tem vários espaços para os alunos expressarem as emoções, como o clube juvenil. A gente tem visto eles muito mais pertencentes à escola”, ressaltou a professora Rosana Macedo.

Em uma turma de 3º ano do ensino médio, a ansiedade é parte da rotina de quem está frente a frente com o futuro.

O aluno Gabriel do Amaral usa aulas da felicidade para relaxar na preparação para o vestibular em São Carlos — Foto: Vitor Ciconelo/EPTV

O aluno Gabriel do Amaral vai tentar cursar engenharia da computação em universidades públicas concorridas do país. Na roda de amigos e professores, ele encontra o equilíbrio para os dias intensos de estudo.

“A gente vem aqui umas duas aulas por semana, dá uma meditada, às vezes faz um esporte, relaxa muito e ajuda bastante a focar no resto do dia e tudo mais”, disse.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!