Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

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Descrição de chapéu tecnologia universidade

Com ciência, temos um futuro possível!

A educação é o pilar fundamental para estabelecer uma política de Estado que combata a desigualdade

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Esta coluna foi escrita para a campanha #ciêncianaseleições, que celebra o Mês da Ciência. Em julho, colunistas cedem seus espaços para refletir sobre o papel da ciência na reconstrução do Brasil. Quem escreve é Francilene Garcia, diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Ainda sob o impacto do enfrentamento da maior crise natural de nossa geração, iniciamos 2022 com a esperança de virada rumo à reconstrução. O ano inspira e mobiliza cada um de nós, brasileiros, a contribuir para viabilizar mudanças e avanços de que o país necessita. Convivemos com a pobreza, o racismo, a exploração predatória do nosso patrimônio natural —quem sabe este ano do bicentenário da independência não seja o momento para nos reerguermos e concluir nossa autonomia, mais próximos de uma nação inclusiva, justa, democrática e com futuro.

Uma das lições da pandemia foi ter mostrado ao mundo a importância dos investimentos em ciência. Os imunizantes salvaram a vida de cerca de 1 milhão de brasileiros; no mundo, foram poupados 20 milhões de vidas, segundo estudo do Imperial College de Londres publicado na revista The Lancet.

Mapeamento genético de câncer infantil no Centro Internacional de Pesquisa do Hospital A. C. Camargo
Mapeamento genético de câncer infantil no Centro Internacional de Pesquisa do Hospital A. C. Camargo; a ciência é a peça-chave na reconstrução do país - Eduardo Knapp - 14.fev.22/Folhapress

A pandemia ajudou a acelerar a transformação digital e criou um cenário que continuará a incentivar a inovação e a adoção de novas tecnologias, verdadeiro salto quântico nos processos de gestão e produção e nos hábitos de consumo. Eis um futuro em que o Brasil precisará se inserir.

A despeito das descontinuidades determinadas pelo colapso do sistema de financiamento, a competência científica já instalada entre nós, a infraestrutura de apoio à pesquisa, os ecossistemas de inovação e sua rica diversidade agregam talentos que nos credenciam a trilhar um novo caminho. Enquanto a ciência se apresenta como uma peça-chave nesta reconstrução, a educação é o pilar fundamental para estabelecer uma política de Estado que combata a desigualdade.

No Brasil, o acesso à educação, à ciência, à tecnologia e à inovação é um direito dos cidadãos, conforme estabelece a Constituição Federal. No entanto, apesar de em geral serem bem escritas e proporcionarem avanços para a sociedade, as leis nem sempre são cumpridas, emperrando o funcionamento das políticas públicas e gerando instabilidade nas instituições. Cumprir as leis é um excelente ponto de partida a ser superado nesta virada rumo à reconstrução do país.

É questionável que deputados e senadores, integrantes da Comissão Mista de Orçamento, aprovem sem qualquer discussão o PLN nº 17/2022 que permitirá ao governo federal bloquear os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), infringindo frontalmente a Lei Complementar n° 177, de 2021, conhecida como a Lei do FNDCT, fruto do diálogo entre as várias instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Com um SNCTI forte e instituições mais aptas a levar a cabo suas missões, com uma política de Estado com governança responsável, transparente e participativa, o Brasil ainda precisa definir áreas estratégicas para investir. O amplo diálogo neste processo de reconstrução é essencial para organizar diretrizes e investimentos que irão mobilizar as competências da comunidade científica em agendas prioritárias para o país.

Esta virada de página não pode prescindir da força da juventude. Precisamos reverter a evasão dos jovens cientistas. Precisamos oferecer educação inclusiva e de qualidade. Os jovens são movidos por sonhos e desafios —é urgente oferecer condições para que todos se sintam estimulados a atuar na construção de um futuro possível.

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