Pense Grande
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Pense Grande

Um blog sobre pequenos e médios empreendedores.

Informações da coluna

Por Glauce Cavalcanti, Bruno Rosa e Raphaela Ribas — Rio

O avanço em direção a boas práticas ambientais, sociais e de governança do ESG feito pelas grandes companhias — atentas ao monitoramento de investidores globalmente e no Brasil — vem trazendo impulso a pequenos negócios e iniciativas de impacto no país. São projetos dedicados a trazer soluções em gargalos como educação, saúde e equidade.

Nesta semana de Natal, Pense Grande reuniu uma seleção de empresas que estão apoiando e acelerando projetos de impacto. São movimentos que estimulam o empreendedorismo, ajudam a movimentar a economia, colaborando para a geração de renda e para a solução de problemas que travam o desenvolvimento sobretudo da população mais vulnerável.

Impulso além da moda

Celebrando seus 25 anos, a grife carioca Farm, do Grupo Soma, realizou sua primeira chamada pública para apoiar projetos de coletivos, pessoas e organizações sem fins lucrativos que atuem em áreas periféricas de capitais do país. O Re-Farm Cria, realizado em parceria com o Instituto Precisa Ser, teve mais de 300 projetos inscritos. Deste total, foram selecionados 81, sendo 51 no Rio de Janeiro e mais 30 em torno de outras cidades brasileiras, focados em moda, criatividade, educação e equidade. A maioria é liderada por mulheres (cis e transgênero), enquanto 73% das iniciativas estão a cargo de pessoas negras. Foram contempladas iniciativas como o Ballet Manguinhos (foto), no bairro de mesmo nome na Zona Norte do Rio. A Farm está destinando R$ 800 mil a esses projetos, que terão ainda mentorias e aulas em temas como gestão. Kátia Barros e Marcello Bastos, fundadores da marca, avaliam nova edição do Re-Farm no 1º semestre de 2023.

Amazon apoia ONGs

Amazon investe em ação com colaboradores e investe em ONGs como a Recanto Poético — Foto: Divulgação
Amazon investe em ação com colaboradores e investe em ONGs como a Recanto Poético — Foto: Divulgação

Em 2022, a Amazon decidiu inaugurar no Brasil a iniciativa “Estrelas Amazon”, programa global que reconhece funcionários e associados dedicados a causas sociais. No Brasil, cinco instituições, de uma lista de mais de 50 indicações enviadas pelos colaboradores, foram escolhidas para receber um incentivo de R$ 8 mil cada. São elas a Ballet Paraisópolis, que promove o ensino de dança para crianças e adolescentes da segunda maior comunidade vulnerável de São Paulo; a Associação Raio de Luz, que fomenta campanhas solidárias voltadas para crianças do Residencial 2000, na periferia de Uberaba (MG), e o Recanto Poético, um grupo de Brasília de Rebeca de Assis (na foto) , que oferece aulas de dança e oficinas de literatura e poesia a pessoas de baixa renda. Completam a lista a Cidadão Pró-Mundo, de ensino de inglês com uma metodologia própria e uma rede de 1.400 voluntários entre professores e equipe administrativa; e a Associação F4, da Vila Yara, em Osasco (SP), de ações sociais variadas.

Educação financeira acessível

A startup Me Poupe! é liderada por Nathalia Arcuri: — Foto: divulgação
A startup Me Poupe! é liderada por Nathalia Arcuri: — Foto: divulgação

A plataforma de educação Financeira Me Poupe! começa hoje campanha para doar 1,5 milhão de cursos. Por dois dias, vai oferecer por R$ 20,23 um combo com os dois principais cursos da startup liderada por Nathalia Arcuri: “Eu, chefe de mim”, voltado para trabalhadores autônomos, e “Meu salário, minhas regras”, para aqueles que recebem remuneração fixa. Cada um tem quatro horas de duração, incluindo 11 videoaulas, além de material de apoio, e-books e certificado digital de conclusão. Com mais R$ 1 adicionado à compra do Combo, a Me Poupe! doa um outro par de cursos a organizações parceiras. “Uma delas é a Orientavida, que capacita mulheres em ofícios de corte, costura e bordado. Com os cursos de educação financeira, elas terão mais uma ferramenta para liberdade financeira e para empreender”, diz Nathalia. Originalmente, cada um dos cursos custa R$ 499.

Capacitação de quilombolas

Ação de capacitação  — Foto: Pexels
Ação de capacitação — Foto: Pexels

Este ano, cem quilombolas do município de Moju, na região nordeste do Pará, se formaram em cursos técnicos de mecânico de manutenção de motocicletas, operador de escavadeira e tecnologias digitais. As aulas fazem parte de uma iniciativa social criada pela Hydro, multinacional da indústria do alumínio. Para botar o projeto de pé, selou parceria com o Senai com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de capacitação da população local. A companhia planeja investir R$ 9 milhões em cinco anos. As aulas são ministradas nos próprios territórios quilombolas, e a meta é contribuir para gerar emprego e renda na região. A grade de cursos é definida a partir de necessidades apontadas em diálogo com a comunidade.

Combate à pobreza menstrual

Ação para combater probreza menstrual é alvo da P&G — Foto: Pexels
Ação para combater probreza menstrual é alvo da P&G — Foto: Pexels

A P&G, através da marca de absorventes Always, escolheu quatro projetos no Brasil para participarem de sua primeira aceleradora social, focada no combate à pobreza menstrual. Com o objetivo de impulsionar projetos de empoderamento a imigrantes e de mobilização social em periferias, a multinacional anuncia hoje que Connect Brasil (de Porto Alegre), Fluxo Maré (do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro), Vozes Periféricas (de São Gonçalo, RJ) e Menina Moça (de Paracuru, CE) foram os escolhidos para receber R$ 50 mil cada. Os projetos contarão ainda com mentoria de executivos da companhia. Entre as iniciativas tocadas por esses negócios estão ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social, com dez oficinas de duas horas cada, realizadas ao longo de dez meses; o fortalecimento da distribuição de absorventes higiênicos femininos, com oficinas sobre pobreza menstrual; ações para aumentar a autoestima das mulheres que menstruam e residem em favelas; e a capacitação de adolescentes feita por profissionais da saúde, com foco em direitos humanos.

Teleconsulta em favelas

Fleury faz parceria com Gerando Falcões — Foto: divulgação
Fleury faz parceria com Gerando Falcões — Foto: divulgação

O Grupo Fleury se uniu a ONG Gerando Falcões para desenvolver o projeto Atenção Primária à Saúde (APS) no formato figital (físico com o digital) para oferecer consultas médicas gratuitas. A Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, foi a primeira a receber a ação e já atendeu 115 moradores desde sua inauguração em agosto. Os pacientes passam por triagem e teleconsulta com atendimento à distância dos médicos do Grupo Fleury e com técnicos de enfermagem no local. A cabine de telemedicina irá continuar na comunidade e dever ser levada a outras. A próxima será inaugurada na Favela Providência, no Rio, em 2023.

Combate à fome

Edify investe para combater a fome — Foto: divulgação
Edify investe para combater a fome — Foto: divulgação

A edtech Edify Education investe em atividades pedagógicas com mais de dois mil alunos de 6 a 12 anos no Brasil para refletir sobre a fome. A atividade faz parte do Estimule Empatia, que vai doar cem mil pratos de comida com Ação da Cidadania.

Educação e reciclagem

Samsung ampliou ações em educação — Foto: Rebecca Maria/Agência o Globo
Samsung ampliou ações em educação — Foto: Rebecca Maria/Agência o Globo

A Samsung ampliou os investimentos em ações de educação com foco no empreendedorismo e tecnologia ao longo de 2022. Em nove edições, mais de 168 mil estudantes participaram de iniciativas de capacitação tecnológica com atividades gratuitas do Solve For Tomorrow, programa que registrou aumento de 65% no número de inscritos. Em paralelo, a companhia registrou alta de 147% no volume de resíduos eletroeletrônicos enviados para reciclagem entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com igual período de 2021, programa Re+.

Ajuda a iniciativas dos funcionários

 Outback investe em ação educacional — Foto: Divulgação
Outback investe em ação educacional — Foto: Divulgação

Dono das redes de restaurantes Outback e Abbraccio, o grupo Blooming Brands reforçou a ação Grassroots este ano. A iniciativa nasceu com o objetivo de estimular o empreendedorismo social entre os próprios colaboradores. A ideia é estabelecer ações que respondam a acontecimentos externos.

Foi assim, por exemplo, quando R$ 20 mil em produtos alimentícios e de higiene pessoal foram arrecadados para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes que aconteceram em Petrópolis, na Região Serrana fluminense. Outra frente foi uma oficina em parceria com o projeto social das comunidade do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro, para falar sobre meio ambiente.

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