Educação

Por Antonio Coelho, TV Globo


Com aulões gratuitos, projeto prepara alunos da rede pública para escolas técnicas

Com aulões gratuitos, projeto prepara alunos da rede pública para escolas técnicas

Com 2.976 alunos inscritos, a 3ª edição do projeto Ondatec, que oferece 16 aulões quinzenais de português e matemática, foi lançada nesta segunda-feira (8), em Olinda. Essa iniciativa é um reforço gratuito para quem quer cursar o ensino médio em escolas técnicas ou no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Os aulões do Ondatec começam no sábado (13). (Veja vídeo acima)

Eles são destinados a estudantes de 9° ano do ensino fundamental e alunos de programas de correção de fluxo, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Projeto Travessia, da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura do Recife, que busca corrigir uma distorção de idade-série de quatro anos em um ano e meio.

Quem estiver interessado em participar dos aulões do Ondatec deve procurar a secretaria da escola pública onde estuda até sexta-feira (12). Os encontros acontecem sempre aos sábados, das 8h às 12h, até o dia 23 de novembro.

Estudantes lotaram o Centro de Convenções, em Olinda, para lançamento da 3ª edição do projeto Ondatec — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o secretário de educação do município, Bernardo D'Almeida, o projeto aumenta as chances de os estudantes ingressarem em escolas técnicas.

"O Ondatec tem três anos e mostrou que todos os alunos que o frequentam têm 50% de chance de serem aprovados nos vestibulares para uma das escolas técnicas, seja estadual, seja federal. É a oportunidade do aluno melhorar seu aprendizado em português e matemática de uma maneira lúdica, num sábado, brincando, cheio de emoção", afirma.

Os aulões acontecem nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Porto Digital, no Bairro do Recife; Miguel Batista, na Macaxeira; e Cícero Dias, em Boa Viagem; Professor Lucilo Ávila, na Caxangá; Professor Agamemnon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada; Advogado Davi Gil Rodrigues, no Jordão; e o Polo Travessia/EJA - Escola Barbosa Lima, no Derby.

Lançamento

O evento realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, foi o primeiro encontro entre estudantes e professores do Ondatec. O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; e o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio; e convidados como o professor Fernandinho Beltrão também marcaram presença na ocasião. (Veja vídeo abaixo)

Projeto Ondatec prepara estudantes da rede pública para vestibulares de escolas técnicas

Projeto Ondatec prepara estudantes da rede pública para vestibulares de escolas técnicas

O lançamento da 3ª edição do projeto contou também com a apresentação das bandas marciais das Escolas Paulo Sexto e Lagoa Encantada. Para o estudante Douglas Cândido, do Colégio Municipal Reitor João Alfredo, no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife, o principal objetivo é ingressar em uma escola técnica.

"Eu espero que o Ondatec nos ajude a alcançar nossos objetivos, a passar nas provas da escola técnica", diz Douglas. A aluna Juliana Barros, da Escola Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha, na Zona Oeste da capital, conta sobre a expectativa para o evento. "Eu espero que seja bom e que nos ensine bastante", afirma.

Alunos que fizeram o Ondatec e passaram nas provas dizem como os aulões ajudaram. "O projeto me auxiliou bastante. Tanto as aulas de português quanto as de matemática foram muito válidas. Mesmo sendo aos sábados e eu estudando em tempo integral, o que tornava a rotina cansativa, eu sabia que valia a pena. Ter as apostilas para poder me preparar foi uma grande ajuda", declara Cássia Cristine Silva.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!