Por G1 SC e NSC TV


Santa Caratina intensifica busca-ativa por alunos que abandonaram a escola

Santa Caratina intensifica busca-ativa por alunos que abandonaram a escola

A Secretaria de Educação de Santa Catarina intensificou ações de busca ativa dos alunos que abandonaram os estudos durante a pandemia. Com o trabalho feitos pelas equipes nas cidades catarinenses, o número de jovens da rede estadual afastados na escola está em 8 mil. Segundo o órgão, a expectativa é conseguir trazer mais alunos de volta às salas no segundo semestre letivo.

O segundo semestre letivo começou nesta segunda-feira (2) para alunos da rede estadual de Santa Catarina com ensino presencial e também híbrido.

Nos primeiros seis meses de 2021, foram contabilizados 10 mil estudantes longe das salas de aula ou que não respondiam às atividades remotas. Segundo a Secretaria, não levantamento do número exato de alunos nessa situação em março de 2020, mas houve crescimento de desistência na pandemia. Para evitar que eles abandonem de vez a escola e não voltem mais, está sendo realizada a busca.

Thifany Souza de Oliveira é uma das alunas que ficou longe das atividades e da escola, desde o começo de 2021, no último ano do ensino médio.

"Eu fiquei muito triste, eu entrei no começo de uma depressão. Eu estava desanimada. Quando eu pegava [as atividades da escola], eu chorava porque não entendia nada, ficava irritada e não fazia", relembra a estudante.

Contudo, a equipe da busca ativa conseguiu localizar e falar com a mãe da estudante. Mãe e filha tiveram uma longa conversa e, segundo Tiffany, uma mudança de comportamento foi iniciada.

Após desistir de estudar durante a pandemia, Tiffany voltou às salas de aula — Foto: Rede Globo/Reprodução

"Minha mãe falou: Tiffany você sempre foi uma ótima aluna. Está faltando, está jogando tudo fora, tem certeza que é isso que você quer? Agora eu estou estudando para fazer vestibular. Se não conseguir, está tudo bem e tento no próximo ano", diz.

Todos de volta às salas em 2022

Escola estadual em SC — Foto: NSC TV/Reprodução

A abordagem aos alunos e responsáveis é feita primeiro por ligação e ,se for necessário, equipes vão até a casa do estudante.

O trabalho de busca ativa ocorre há anos, no estado, mais ganhou força furante a pandemia, especialmente este ano, com a volta às salas após meses de atividades remotas. A expectativa é que não haja nenhum aluno fora das escolas no início do ano que vem.

"Nós entendemos nesse segundo semestre que busca ativa será feita de uma forma muito intensa para que no início de 2022 tenhamos um número bem menor ou a fila praticamente zerada", disse o Secretário da Educação de Santa Catarina, Luiz Fernando Vampiro.

Na busca ativa, o diretor preenche um relatório e aciona o Estado, que vai confirmar se o aluno não teve mais contato a escola. Segundo órgão, em razão da pandemia, a busca ativa está sendo feita nos três modelos de ensino ofertados pela rede estadual.

  • Modelo 100% presencial: busca aqueles que faltaram 5 dias seguidos ou 7 dias alternados, num período de um mês.
  • Modelo híbrido: busca alunos que faltaram por 5 dias seguidos ou 5 alternados, em um mês, durante as aulas presenciais.
  • Modelo 100% remoto: busca os alunos que não entregaram nenhuma atividade em todas as disciplinas. Virtuais ou impressas.

Nas salas, a distância entre as carteiras dos alunos será de 1 metro. Na rede pública municipal, o segundo semestre inicia em 3 de agosto. Na rede privada, o início está marcado também para esta semana.

Para Geovanna Lunardi, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o sofrimento mental causado pela pandemia contribuiu para o abandono escolar dos jovens.

"Especialmente quando a gente fala de jovens a gente tem alguns estudos que mostram danos e sofrimento psíquico. Depressão, incapacidade de lidar com os desafios. Tudo isso potencializado pela falta de acesso aos recursos", afirmou a pesquisadora.

Segundo semestre do ano letivo começa com 8 mil alunos fora das escolas em SC — Foto: NSC TV/Reprodução

VÍDEOS: mais assistidos do G1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!